(UVV 2019) Três das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais frequentes no mundo estão se tornando cada vez mais difíceis de tratar, inclusive, em países desenvolvidos, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, os medicamentos utilizados tradicionalmente no tratamento da sífilis, da clamídia e da gonorreia não estão mais fazendo o efeito esperado, e essas doenças bacterianas estão infectando cada vez mais pessoas devido ao aumento da prática de relações sexuais sem o uso de preservativos.
A dificuldade de tratamento das doenças citadas se deve à(ao)
utilização adequada dos medicamentos prescritos.
surgimento de novos agentes causadores das doenças.
ausência de resposta imunológica pelas pessoas infectadas.
desenvolvimento de resistência a antibióticos pelos micro-organismos.
redução da qualidade de produção dos medicamentos utilizados no tratamento.
Gabarito:
desenvolvimento de resistência a antibióticos pelos micro-organismos.
Os microrganismos causadores das patologias mencionadas pode se tornar resistentes aos tratamentos com antibióticos quando há uso inadequado do medicamento, o que pode levar à mutação desses organismos microscópicos.
(UVV 2019)
Art. 3º
Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br - Acesso em: 01/08/2018.
O Artigo 3º da Constituição Brasileira trata de temas relacionados ao desenvolvimento nacional e das desigualdades sociais.
Sobre essa temática, indique a alternativa correta:
Ver questão
(UVV - 2018/1)
Disponível em: www.lovethispic.com. Acesso em: 21/07/2017.
In the statement e“The fatter they get, the thinner I look!” e the words in bold convey the idea of
Ver questão
(UVV - 2018)
O diabetes mellitus consiste em uma síndrome metabólica, caracterizada por níveis elevados de glicose sanguínea (hiperglicemia), causados pela resistência à ação ou pela deficiência na secreção do hormônio insulina. Dados divulgados pela International Diabetes Federation apontam que, aproximadamente, 387 milhões de pessoas são afetadas por essa doença, o que representa uma prevalência de 8,3% na população mundial, caracterizando uma grave epidemia global. Como alternativas terapêuticas sintéticas, destacam-se, entre outros, os compostos orgânicos da classe das biguanidas, sendo a Metformina o fármaco de primeira escolha para uso contínuo, por via oral, em pacientes com diabetes tipo II.
(CONCEIÇÃO, R. A.; SILVA, P. N.; BARBOSA, M. L. C. Fármacos para o Tratamento do Diabetes Tipo II: uma visita ao passado e um olhar para o futuro. Revista Virtual de Química, vol. 9, n. 2, pg. 514-534, 2017.
Com base em sua estrutura química, pode-se afirmar que a Metformina:
Ver questão