Questão 10221

(FUVEST - 2007 - 1a fase)

Acreditava-se que a dissolução do dióxido de carbono atmosférico na água do mar deveria ser um fenômeno desejável por contribuir para a redução do aquecimento global. Porém, tal dissolução abaixa o pH da água do mar, provocando outros problemas ambientais. Por exemplo, são danificados seriamente os recifes de coral, constituídos, principalmente, de carbonato de cálcio.

A equação química que representa simultaneamente a dissolução do dióxido de carbono na água do mar e a dissolução dos recifes de coral é

(s = sólido; g = gasoso; = líquido; aq = aquoso)

A

CaC2(s) + CO2(g) + H2O() Ca2+(aq) + C2H2(g) + CO32-(aq)

B

CaCO3(s) + 2 H+(aq)Ca2+(aq) + CO2(g) + H2O()

C

CaC2(s) + 2 H2O()  Ca+2(aq) + 2 OH-(aq) + C2H2(g)

D

CaCO3(s) + CO2(g)+ H2O()Ca2+(aq) + 2 HCO3-(aq) 

E

CaCO3(s) Ca2+(aq) + CO3-2(aq) 

Gabarito:

CaCO3(s) + CO2(g)+ H2O()Ca2+(aq) + 2 HCO3-(aq) 



Resolução:

O enunciado informa que ocorre a dissolução do CO2 em água, o que pode ser descrito pela reação:

CO_{2(g)} + H_2O_{(l)} 
ightleftharpoons H_2CO_3

Porém, como o H2CO3 é um ácido fraco, ele ioniza em:

H_2CO_3 
ightleftharpoons H^+ + HCO_3^-

Portanto, os corais do recife - formados por carbonato de cálcio (CaCO3) vão reagir com H+ e HCO3-.

CaCO_{3(s)} + H^{+}_{(aq)} + HCO_3^-{_{(aq)}} 
ightleftharpoons Ca^{+2}_{(aq)} + 2 HCO_3^- {_{(aq)}}

Portanto, todas as reações que ocorrem são:

CO_{2(g)} + H_2O_{(l)} 
ightleftharpoons H_2CO_3

H_2CO_3 
ightleftharpoons H^+ + HCO_3^-

CaCO_{3(s)} + H^{+}_{(aq)} + HCO_3^-{_{(aq)}} 
ightleftharpoons Ca^{+2}_{(aq)} + 2 HCO_3^- {_{(aq)}}

E a equação global é a soma dessas equações:

Gabarito: letra D



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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