(FUVEST - 2016)
Uma dieta de emagrecimento atribui a cada alimento um certo número de pontos, que equivale ao valor calórico do alimento ao ser ingerido. Assim, por exemplo, as combinações abaixo somam, cada uma, 85 pontos:
Com base nas informações fornecidas, e na composição nutricional dos alimentos, considere as seguintes afirmações:
I. A pontuação de um bife de 100 g é 45.
II. O macronutriente presente em maior quantidade no arroz são os carboidratos.
III. Para uma mesma massa de lipídeo de origem vegetal e de carboidrato, a razão é 1,5.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Gabarito:
I, II e III.
I) CORRETA
Consideramos que a, z, q e b são, respectivamente, as pontuações dadas a uma colher de arroz, uma colher de azeite, uma fatia de queijo branco e um bife. E fazendo uso dos dados presentes no enunciado, encontramos:
4a + 2z + q = 85 (I)
a + b + 2q = 85 (II)
4a + z + 2q = 85 (III)
4a + b = 85 (IV) ⇔ b = 85 - 4a
Em (II) resulta a + 85 - 4a + 2q = 85 ⇔ q = 3a/2
Fazendo a substituição na equação (III), resulta:
4a + z + 2 . 3a/2 = 85 ⇔ z = 85 - 7a
Na equação (I), obtemos:
4a + 2 . (85 - 7a) + 3a/2 = 85 ⇔ -10a + 3a/2 = -85 ⇔ a = 10
Desse modo, b = 85 - 4a = 85 - 4. 10 =45
q = 3a/2 = 3. 10/2 = 15
z = 85 - 7 . a = 85 - 7 . 10 = 15
A pontuação de uma colher de arroz (20g) é 10, de um bife (100g) é 45, de uma fatia de queijo branco é 15 e de uma colher de azeite (5g) é 15.
II) CORRETA.
O arroz é constituído principalmente pelo amido, que é um tipo de carboidrato.
III) CORRETA.
Fazendo uso da mesma massa de 5g de carboidrato (25% de 20g de arroz) e 5g de lipídeos (100% de 5g de azeite):
1 colher de azeite (5g de lipídeo) equivale a 15 pontos.
1 colher de arroz (5g de carboidrato) equivale a 10 pontos.
Logo,
número de pontos do lipídeo / número de pontos do carboidrato = 15/10 = 1,5
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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