(FUVEST - 2017 - 1ª FASE)
Plants not only remember when you touch them, but they can also make risky decisions that are as sophisticated as those made by humans, all without brains or complex nervous systems.
Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufficiently poor.
In a set of experiments, Dr. Shemesh, from Tel-Hai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split their roots between two pots. Both pots had the same amount of nutrients on average, but in one, the levels were constant; in the other, they varied over time. Then the researchers switched the conditions so that the average nutrients in both pots would be equally high or low, and asked: Which pot would a plant prefer?
When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.
The New York Times, June 30, 2016. Adaptado.
Segundo uma das conclusões dos experimentos relatados no texto, as plantas de ervilha demonstraram
sensibilidade aos gestos humanos agressivos.
ter sistemas nervosos complexos.
graus distintos de tolerância à umidade do solo.
capacidade de escolhas adaptativas conforme o meio.
comportamento previsível no processo de florescimento.
Gabarito:
capacidade de escolhas adaptativas conforme o meio.
Conforme o texto, as plantas tendem a preferir um ambiente em que tenham um ambiente onde se tenha um nível misterioso de nutrientes, onde não é costante.
A letra A fala sobre as plantas serem sensíveis aos gestos humanos, mas não está dizendo isso no texto, podemos apenas perceber que elas possuem uma memória, mas nada fala sobre essa "sensibilidade".
A letra B fala sobre que elas têm sistema nervoso complexo, o que é uma inverdade, no texto, inclusive, fala-se que elas não o possuem.
A letra C fala sobre graus distintos de umidade do solo, não se fala sobre umidade, especificamente, apenas sobre a nutrição de cada solo, também, então, está incorreta.
A letra E fala sobre um comportamento previsível em florecimento, no entanto, não fala nada, no texto, sobre isso. Não é citado especificamente nada sobre florescimento.
Agora, a letra D, a correta, fala sobre a capacidade de adaptação no meio. Esta é a alternativa correta. Pois, as plantas realmente se adaptam e preferem ambientes que sejam varáveis quanto ao nível de nutrientes, principalmente quando estão sem nutrientes.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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