Questão 11304

(FUVEST - 2016 - 1a FASE) A igualdade correta para quaisquer a e b, números reais maiores do que zero, é

A

B

C

D

E

Gabarito:



Resolução:

1) Para-> Falsa

 

Repare que (a+b)^3=a^3+3a^2b+3ab^2+b^3,

logo sqrt[3]{a^3+3a^2b+3ab^2+b^3}=a+b

 

2) Para -> Falsa

 

Essa alternativa assume que sqrt{a^2+b^2}=a+b

Para isso ser real, precisariamos que fosse: sqrt{a^2+2ab+b^2}

Que resultaria em: sqrt{(a+b)^2}

E por fim confirmaria a igualdade, porém não é isso que acontece, logo, é falsa.

 

3) Para -> Falsa

 

Repare que (sqrt{a}-sqrt{b})^2=a-2sqrt{a}sqrt{b}+b

 

4) Para  -> Falsa

 

Repare que

frac{1}{a}+frac{1}{b}=frac{b}{ab}+frac{a}{ab}=frac{b+a}{ab}

Repare também que

frac{b+a}{ab}
eq frac{1}{a+b}

 

5) Para  -> Verdadeira

 

Repare que como x^3-y^3=left(x-y
ight)left(x^2+xy+y^2
ight), logo

frac{a^3-b^3}{left(a^2+ab+b^2
ight)}=frac{left(a-b
ight)left(a^2+ab+b^2
ight)}{left(a^2+ab+b^2
ight)}=a-b

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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