Questão 11309

(FUVEST - 2016 - 1a FASE) Use as propriedades do logaritmo para simplificar a expressão



O valor de é

A

B

C

D

E

Gabarito:



Resolução:

Primeiro vamos usar a propriedade da mudança de bases:

frac{1}{log_{a}b } = log _{b}a

Manipulando um pouco a expressão inicial temos que:

frac{1}{2}.frac{1}{log_{2}2016} + frac{1}{5}.frac{1}{log_{3}2016}+ frac{1}{10}.frac{1}{log_{7}2016}

Aplicando a propriedade:

frac{1}{2}log_{2016}2+ frac{1}{5}logo_{2016}3 + frac{1}{10}log_{2016}7

Utilizando a propriedade das potências, temos:

log_{2016}sqrt{2}+ log_{2016}sqrt[5]{3} + log_{2016}sqrt[10]{7}

Manipulando as raízes:

log_{2016}sqrt[10]{32}+ log_{2016}sqrt[10]{9} + log_{2016}sqrt[10]{7}

log_{2016}sqrt[10]{left(32.9.7 
ight )}

log_{2016}sqrt[10]{2016}

Aplicando inversamente a propriedade das potências:

frac{1}{10}log_{2016}2016

frac{1}{10}.1 = frac{1}{10}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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