Questão 11333

(Fuvest 2015 1 fase) Para impedir que a pressão interna de uma panela de pressão ultrapasse um certo valor, em sua tampa há um dispositivo formado por um pino acoplado a um tubo cilíndrico, como esquematizado na figura abaixo. Enquanto a força resultante sobre o pino for dirigida para baixo, a panela está perfeitamente vedada. Considere o diâmetro interno do tubo cilíndrico igual a 4 mm e a massa do pino igual a 48 g . Na situação em que apenas a força gravitacional, a pressão atmosférica e a exercida pelos gases na panela atuam no pino, a pressão absoluta máxima no interior da panela é:

A

1,1 atm

B

1,2 atm

C

1,4 atm

D

1,8 atm

E

2,2 atm

Gabarito:

1,4 atm



Resolução:

Podemos definir as forças e pressões atuando no pino como P o peso  do Pino ( lembrando que é uma força e não uma pressão) Pa a pressão atmosférica e Pi (a pressão interna da panela) 

Lembrando que a pressão pode ser escrita como: (colocarei pressão como Pr para diferenciar do peso P)

Pr=frac{F}{A}      então a força que  a pressão atmosférica e a pressão interna fazem no pino vale:

F_a= P_a.A  /  F_i= P_i .A  Sendo Fa a força exercida pela pressão atmosférica e Fi a força exercida pela pressão interna

Então a pressão máxima interna vai ser quando a soma das forças no pino será zero, porque para uma pressão maior a força resultante no mesmo será direcionada para cima e não para baixo como é falado no enunciado, 

Fazendo a igualdade das forças teremos:

\ F_i=F_a+P Rightarrow P_i.A = P_a.A + mgRightarrow P_i= frac{P_a.A + mg}{A} \ \ P_i= P_a + frac{mg}{A}Rightarrow P_i = 1+ frac{48.10^{-3}.10}{pi .(2.10^{-3})^2}=1,4 atm

Lembrando que devemos converter gramas para quilo e milímetro para metro, além de arredondar π para 3.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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