(FUVEST 2015) O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) foi criado em 1984, inserido em um contexto de
abertura política democrática no Brasil e de crescente insatisfação com as políticas agrárias nacionais então vigentes.
fortalecimento da ditadura militar brasileira e de aumento da imigração estrangeira para o país.
declínio da oposição armada à ditadura militar brasileira e de aumento da migração das cidades para o campo.
aumento da dívida externa brasileira e de disseminação da pequena propriedade fundiária em todo o país.
crescimento de demanda externa por commodities brasileiras e de grandes progressos na distribuição de terra, no Brasil, a pequenos agricultores.
Gabarito:
abertura política democrática no Brasil e de crescente insatisfação com as políticas agrárias nacionais então vigentes.
a) abertura política democrática no Brasil e de crescente insatisfação com as políticas agrárias nacionais então vigentes.
Correta. O enunciado afirma que o MST foi criado em 1984, esta data insere-se no contexto da redemocratização no Brasil devido ao período da Ditadura Militar. O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra é um movimento que luta contra as política agrárias nacionais, contra os latifúndios improdutivos no país. Luta pelo acesso a terra a trabalhadores rurais e por um produção de alimentos mais sustentável.
b) fortalecimento da ditadura militar brasileira e de aumento da imigração estrangeira para o país.
Incorreta. 1984 já é o contexto da redemocratização, fim da ditadura militar no Brasil.
c) declínio da oposição armada à ditadura militar brasileira e de aumento da migração das cidades para o campo.
Incorreta. A oposição armada à ditadura militar brasileira foi a guerrilha que atuou entre 1968 e 1973.
d) aumento da dívida externa brasileira e de disseminação da pequena propriedade fundiária em todo o país.
Incorreta. O MST luta contra a grande propriedade fundiária no Brasil.
e) crescimento de demanda externa por commodities brasileiras e de grandes progressos na distribuição de terra, no Brasil, a pequenos agricultores.
Incorreta. O MST luta contra a concentração de terras no Brasil.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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