Questão 11798

(FUVEST - 2015)

                 Tornando da malograda espera do tigre, alcançou o
       capanga um casal de velhinhos, que seguiam diante dele
       o mesmo caminho, e conversavam acerca de seus negócios
       particulares. Das poucas palavras que apanhara, percebeu
[5]   Jão Fera que destinavam eles uns cinquenta mil-réis, tudo
       quanto possuíam, à compra de mantimentos, a fim de fazer
       um moquirão*, com que pretendiam abrir uma boa roça.
                 — Mas chegará, homem? perguntou a velha.
                 — Há de se espichar bem, mulher!
[10]           Uma voz os interrompeu:
                 — Por este preço dou eu conta da roça!
                 — Ah! É nhô Jão!
                 Conheciam os velhinhos o capanga, a quem tinham
       por homem de palavra, e de fazer o que prometia.
[15] Aceitaram sem mais hesitação; e foram mostrar o lugar que
       estava destinado para o roçado.
                 Acompanhou-os Jão Fera; porém, mal seus olhos
       descobriram entre os utensílios a enxada, a qual ele
       esquecera um momento no afã de ganhar a soma precisa,
[20] que sem mais deu costas ao par de velhinhos e foi-se
       deixando-os embasbacados.

José de Alencar, Til

Considerada no contexto, a palavra sublinhada no trecho “mal seus olhos descobriram entre os utensílios a enxada” (L. 17-18) expressa ideia de 

A

tempo.

B

qualidade.

C

intensidade.

D

modo.

E

negação.

Gabarito:

tempo.



Resolução:

[A]

A) tempo. Correta. A conjunção adverbial de tempo "mal" expressa a ideia de "logo que", "assim que". Observe: Acompanhou-os Jão Fera; porém logo que seus olhos descobriram entre os utensílios a enxada (...)”

B) qualidade. Incorreta. O 'mal' não expressa qualidade.

C) intensidade. Incorreta. A conjunção adverbial não indica intensidade no contexto.

D) modo. Incorreta. Apesar de ser uma atribuição muito comum do advérbio 'mal' (como em: "ele canta mal"), esse não é o caso. 

E) negação. Incorreta. O advérbio não nega a ação de "abrir os olhos". 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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