(FUVEST 2015)
São objetivos do Plano Diretor - SP: promover melhor aproveitamento do solo nas proximidades do sistema estrutural de transporte coletivo com aumento na densidade construtiva, demográfica, habitacional e de atividades urbanas; incrementar a oferta de comércios, serviços e emprego em áreas pobres da periferia; ampliar a oferta de habitações de interesse social nas proximidades do sistema estrutural de transporte coletivo.
Diário Oficial. Cidade de São Paulo, 01/08/2014. Adaptado.
É correto afirmar que tais medidas visam a
estimular a aproximação espacial entre moradia, emprego e serviços na cidade.
inibir a verticalização em áreas próximas a vias de circulação e nas periferias.
reduzir a densidade demográfica em áreas próximas ao sistema estrutural de transporte coletivo.
coibir a distribuição espacial do setor terciário em áreas pobres da periferia.
restringir a concentração espacial de habitações de interesse social a áreas periféricas da cidade.
Gabarito:
estimular a aproximação espacial entre moradia, emprego e serviços na cidade.
As mudanças no Plano Diretor da cidade de São Paulo no corrente ano visaram possibilitar maior adensa - mento, pela verticalização, junto às principais vias de circulação, como, por exemplos, nas proximidades das grandes vias radiais da cidade, ao longo dos trajetos do Metrô, nos arredores dos terminais de ônibus e de estações de trens.
Essas mudanças possibilitarão maior acesso da população à infraestrutura, sem grandes investimentos do poder público.
Com isso, na prática, haverá maior valorização dessas áreas, o que, a médio e longo prazos, poderá revitalizar áreas atualmente depreciadas, como o denominado “centro velho” e bairros adjacentes, como Santa Cecília e Campos Elíseos, onde se situa a “Cracolândia”, exemplo maior de abandono e de deterioração da infraestrutura urbana.
CORRETA A
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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