Questão 11876

(FUVEST 2014) Leia o texto sobre os pedidos de exploração de minérios no Vale do Ribeira – SP.

      O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) registrou em 2012 um recorde de pedidos de mineração no Vale do Ribeira, região sul do Estado de São Paulo. Entre os processos que foram abertos, encontramͲse pedidos para pesquisa, licença ou concessão de lavras que vão desde calcário até minérios nobres como níquel, prata e ouro.

      O DNPM concedeu 422 autorizações para pesquisas minerais na região, sendo que 112 já tiveram autorizadas as extrações de minérios.

O Estado de S. Paulo, 01/07/2013. Adaptado.

Essa exploração poderá afetar o meio físico e a ocupação humana tradicional dessa região, caso regras de controle não sejam rigorosamente estabelecidas e cumpridas. Assinale a alternativa que indica as áreas onde interferências negativas poderão ocorrer.

A

Alternativa A

B

Alternativa B

C

Alternativa C

D

Alternativa D

E

Alternativa E

Gabarito:

Alternativa E



Resolução:

O Vale do Ribeira em São Paulo está localizado no Cráton ou Escudo Cristalino Atlântico, importante relembrar que o Escudo cristalino é o nome dado ao terreno geológico formado na era Pré-Cambriana e do início da era Paleozoica, ou seja, que se desenvolveu nos primeiros milhões de anos da formação da Terra. É nesta camada da crosta terrestre que estão depositados os minérios. O Escudo Cristalino Atlântico é propicio à formação de minerais metálicos como ferro e cobre. Além da extração de minérios alterarem a paisagem desta localidade, há também modificação no modo de vida dos residentes quilombolas fixados nessa região, que, devido aos grandes impactos gerados pela produção, podem acabar sendo removidos para outras localidades.

Alternativa A - É uma pegadinha a letra A, já que não existe dobramentos modernos no nosso território não possui as de formação recente, isto é, as do fim do Mesozoico e Cenozoico (terciário), denominadas, também dobramentos modernos, mas sim as antigas (do Pré-Cambriano), como as das serras do Mar e da Mantiqueira, da Serra do Espinhaço e das serras do Planalto das Guianas.

Alternativa B - Percebe-se que no enunciado a exploração vai ocorrer no sul do estado de São Paulo, e esta região não se localiza no Escudo do Brasil Central. O Vale do Ribeira em São Paulo está localizado no Cráton ou Escudo Cristalino Atlântico

Alternativa C -  O Vale do Ribeira em São Paulo está localizado no Cráton ou Escudo Cristalino Atlântico, mas a população com significativa ocupação a região atualmente são os Quilombolas, e não os Caiçara. Sendo que denominam-se caiçaras os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Alternativa D - O mesmo erro da letra A, o estado de São Paulo não se localiza no Escudo do Brasil Central.

(CORRETA) Alternativa E - Predomínio da estrutura geológica em Dobramentos do Atlântico e significativa ocupação humana tradicional em Quilombola

 

Observando a figura podemos localizar as faixas de dobramentos ou faixas móveis do ciclo brasiliano, e a faixa móvel Sudeste Ribeira, ou seja, as áreas da orogênese antiga, que deram origem às cadeias ou cinturões orogênicos antigos do Brasil, dos quais os maiores são os do Nordeste, do Atlântico e o de Brasília ou Araguaio-Tocantins, e os menores são o Sul-Riograndense , o do Paraguai e o Gurupi.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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