(Fuvest 1996) Comparando-se as civilizações da Antiguidade Ocidental (Grécia e Roma), com as da Antiguidade Oriental (Egito e Mesopotâmia), constata-se que ambas conheceram as mesmas instituições básicas, muitas das quais, aliás, o Ocidente tomou do Oriente. Contudo, houve um setor original e específico da civilização greco-romana. Trata-se do:
econômico, com novas formas de indústria e comércio que permitiram o surgimento de centros urbanos.
social, com novas formas de trabalho compulsório e hierarquias sociais baseadas no nascimento e na riqueza.
religioso, com o aparecimento de divindades com representação antropomórfica e poderes ilimitados.
cultural, com o desenvolvimento das artes plásticas e de expressões artísticas derivadas do uso da escrita.
político, com a criação de práticas participativas no poder e instituições republicanas de governo.
Gabarito:
político, com a criação de práticas participativas no poder e instituições republicanas de governo.
a) econômico, com novas formas de indústria e comércio que permitiram o surgimento de centros urbanos.
Incorreta. Formas de indústria e comércio que permitiram o surgimento de centros urbanos estiveram presentes tanto no ocidente quanto no oriente.
b) social, com novas formas de trabalho compulsório e hierarquias sociais baseadas no nascimento e na riqueza.
Incorreta. Novas formas de trabalho compulsório e hierarquias sociais baseadas no nascimento e na riqueza estiveram presentes tanto no ocidente quanto no oriente.
c) religioso, com o aparecimento de divindades com representação antropomórfica e poderes ilimitados.
Incorreta. O aparecimento de divindades com representação antropomórfica e poderes ilimitados esteve presente no oriente.
d) cultural, com o desenvolvimento das artes plásticas e de expressões artísticas derivadas do uso da escrita.
Incorreta. O desenvolvimento das artes plásticas e de expressões artísticas derivadas do uso da escrita esteve presente tanto no ocidente quanto no oriente.
e) político, com a criação de práticas participativas no poder e instituições republicanas de governo.
Correta. Instituições republicanas de governo são uma característica ocidental.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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