Questão 13109

(FUVEST - 2003 - 1a Fase) Sobre a Lei de Terras, decretada no mesmo ano (1850) da Lei Eusébio de Queirós, que suprimiu o tráfico negreiro, é correto afirmar que

A

dificultava o acesso dos ex-escravos à propriedade da terra, estabelecendo o critério da compra e venda.

B

estava associada a uma concepção de distribuição de terras para estimular a produção agrícola.

C

facilitava a aquisição de terras pelos ex-escravos e imigrantes, ao associar terra livre e trabalho livre.

D

estava vinculada à necessidade de expansão da fronteira agrícola e aquisição de terras na Amazônia.

E

superava o antigo conceito de sesmaria, ao impedir a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.

Gabarito:

dificultava o acesso dos ex-escravos à propriedade da terra, estabelecendo o critério da compra e venda.



Resolução:

a) dificultava o acesso dos ex-escravos à propriedade da terra, estabelecendo o critério da compra e venda.

Correta. A Lei de Terras é de 1850, mesmo ano em que o tráfico negreiro é proibido no país. Esta lei garantiu as terras aos grandes proprietários. Com o início do processo que levou ao fim o trabalho escravo no país e o incentivo às imigrações emergiu um novo contingente populacional no Brasil. Até então o que regulava a posse na terra era apenas o princípio de Uti Possidetis, a Lei de Terras aplica uma documentação que garante a posse a da terra, todos que eram proprietários até então receberam este documento; as terras que não estavam sob alguma posse só poderiam ser adquiridas por meio da compra perante o Estado. Neste contexto, ex-escravos, imigrantes e trabalhadores livres não possuíam condições de concorrer com os latifundiários que assim mantiveram seu poder no país agrário; há uma grande falsificação de documentos neste período, a maioria dos grandes proprietários ampliaram ainda mais as suas posses. 

b) estava associada a uma concepção de distribuição de terras para estimular a produção agrícola.

Incorreta. Não tinha como princípio a distribuição de terras.

c) facilitava a aquisição de terras pelos ex-escravos e imigrantes, ao associar terra livre e trabalho livre.

Incorreta. Dificultava a aquisição de terras pelos ex-escravos e imigrantes. 

d) estava vinculada à necessidade de expansão da fronteira agrícola e aquisição de terras na Amazônia.

Incorreta. Estava vinculada a regulamentação da posse de terras.

e) superava o antigo conceito de sesmaria, ao impedir a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.

Incorreta. Não impediu a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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