Questão 13202

(Mackenzie 2016) “O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os votos), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com a sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita.”
(Thomas Hobbes)


Hobbes, teórico e filósofo do século XVII, elaborou as bases do seu pensamento político, admitindo a existência de um pacto social entre os homens e o governo, capaz de realizar uma construção racional da sociedade.


Considere as assertivas abaixo.
I. A humanidade, no seu estado natural, era uma selva. Mas quando os homens eram submetidos por Estados soberanos, não tinham que recear um regresso à selva no relacionamento entre indivíduos, a partir do momento em que os benefícios consentidos do poder absoluto, em princípio ilimitado, permitiam ao homem deixar de ser uma ameaça para os outros homens.
II. Sua doutrina, a respeito do direito divino dos reis serviu como suporte ideológico ao despotismo esclarecido dos monarcas europeus durante a Era Moderna e de inspiração para a burguesia mercantil, em luta contra o poderio que a nobreza exercia sobre as cidades.
III. O Absolutismo, por ele defendido, seria uma nova forma de governo capaz de articular setores sociais distintos. Atenderia aos anseios dos setores populares urbanos, interessados em apoiar o poder real a fim de contar com isenção fiscal, assim como a aristocracia, que encontra, nessa forma de governo, possibilidade de manter seus privilégios econômicos e sociais.


Assinale

A

se apenas I estiver correta.

B

se apenas II estiver correta.

C

se apenas III estiver correta.

D

se apenas I e II estiverem corretas.

E

se apenas II e III estiverem corretas.

Gabarito:

se apenas I estiver correta.



Resolução:

I. A humanidade, no seu estado natural, era uma selva. Mas quando os homens eram submetidos por Estados soberanos, não tinham que recear um regresso à selva no relacionamento entre indivíduos, a partir do momento em que os benefícios consentidos do poder absoluto, em princípio ilimitado, permitiam ao homem deixar de ser uma ameaça para os outros homens.

Comentário: afirmativa correta porque Hobbes, considerado como o filósofo contratualista do século XVII, em sua obra "Leviatã", defendeu o Estado Absolutista. Segundo ele, em estado natural, seria um caos, uma guerra de todos contra todos uma vez que o homem não tem aptidão natural para viver em sociedade como defendeu Aristóteles na antiguidade. Desta forma, todo homem deve abrir mão de sua liberdade delegando poder ao Estado soberano, que tem como missão, preservar a ordem social.


II. Sua doutrina, a respeito do direito divino dos reis serviu como suporte ideológico ao despotismo esclarecido dos monarcas europeus durante a Era Moderna e de inspiração para a burguesia mercantil, em luta contra o poderio que a nobreza exercia sobre as cidades.

Comentário: afirmativa incorreta porque Hobbes não defendeu o direito divino dos reis uma vez que o Estado tem poder porque a sociedade o concedeu.


III. O Absolutismo, por ele defendido, seria uma nova forma de governo capaz de articular setores sociais distintos. Atenderia aos anseios dos setores populares urbanos, interessados em apoiar o poder real a fim de contar com isenção fiscal, assim como a aristocracia, que encontra, nessa forma de governo, possibilidade de manter seus privilégios econômicos e sociais. 

Comentário: afirmativa incorreta porque não é correto dizer que o Absolutismo atenderia aos anseios dos setores populares. Além disso, Hobbes não defendia o absolutismo, mas sim, a monarquia. Ele defende esse tipo de governo, pois é a forma através dos qual os homens podem viver em sociedade sem voltar ao seu estado de natureza.

 

Obs. Sob a perspectiva da disciplina de História, devemos nos atentar ao modo como a teoria de Thomas Hobbes foi crucial para a justificação e legitimação do absolutismo. Desse modo, devemos ter em vista que ele não era necessariamente um autor partidário ao absolutismo, mas foi um teórico absolutista, uma vez que suas ideias são fundamentais ao mesmo. Já a sociologia, estuda as ideias hobbesianas especialmente partindo do contratualismo, que visa refletir sobre os fatores que levaram os seres humanos ao abandono do estado de natureza e a realização do contrato social. Portanto, Hobbes pode ser considerado um teórico absolutista, mas não necessariamente um defensor do mesmo.



Questão 1839

(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.

 

O leão e a raposa

 

11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C. 

 

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Questão 1864

(Mackenzie - 2012)

Assinale a alternativa correta

O leão e a raposa

Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

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Questão 1894

(MACKENZIE/Adapatada) 

Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

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Questão 1895

(Mackenzie 1997)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

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