Questão 13361

(FUVEST - 2012) O Estado de compromisso, expressão do reajuste nas relações internas das classes dominantes, corresponde, por outro lado, a uma nova forma do Estado, que se caracteriza pela maior centralização, o intervencionismo ampliado e não restrito apenas à área do café, o estabelecimento de uma certa racionalização no uso de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional (...).

(Boris Fausto. A revolução de 1930. Historiografia e história. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 109-110.)

Segundo o texto, o Estado de compromisso correspondeu, no Brasil do período posterior a 1930,

A

à retomada do comando político pela elite cafeicultora do sudeste brasileiro.

B

ao primeiro momento de intervenção governamental na economia brasileira.

C

à reorientação da política econômica, com maior presença do Estado na economia.

D

ao esforço de eliminar os problemas sociais internos gerados pelo capitalismo internacional.

E

à ampla democratização nas relações políticas, trabalhistas e sociais.

Gabarito:

à reorientação da política econômica, com maior presença do Estado na economia.



Resolução:

O texto é um trecho da obra de Boris Fausto sobre a “Revolução” de 1930. O autor desta que a partir de então há o Estado de compromisso que se caracteriza por “reajuste nas relações internas das classes dominantes, corresponde, por outro lado, a uma nova forma do Estado, que se caracteriza pela maior centralização, o intervencionismo ampliado e não restrito apenas à área do café, o estabelecimento de uma certa racionalização no uso de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional”.

Segundo o texto, o Estado de compromisso correspondeu, no Brasil do período posterior a 1930,

O enunciado solicita para que seja encontrada a alternativa que melhor caracteriza o que foi o “Estado de compromisso” no Brasil após a “Revolução” de 1930.

a) à retomada do comando político pela elite cafeicultora do sudeste brasileiro.

Incorreta. “uma nova forma do Estado, que se caracteriza pela maior centralização, o intervencionismo ampliado e não restrito apenas à área do café”

b) ao primeiro momento de intervenção governamental na economia brasileira.

Incorreta. Durante o período imperial, por exemplo, é o Estado que controla a economia.

c) à reorientação da política econômica, com maior presença do Estado na economia.

Correta. A partir de 1930 há no Brasil o governo de Vargas que apresenta uma das suas características a forte intervenção do Estado na economia.

d) ao esforço de eliminar os problemas sociais internos gerados pelo capitalismo internacional.

Incorreta. O Estado de compromisso é a reorientação da política econômica sob a intervenção Estatal. Que por consequência soluciona alguns problemas sociais internos causados pela antiga República Oligárquica.  

e) à ampla democratização nas relações políticas, trabalhistas e sociais.

Incorreta. Após a “Revolução” de 30 há a chamada Era Vargas que não é democrática. Há a conquista de diversos direito social, contudo, ao mesmo tempo há forte repressão e censura.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

Ver questão

Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

Ver questão

Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

Ver questão

Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

Ver questão