(FUVEST - 2001 - 1a fase)
As rochas mesozoicas da bacia sedimentar do Paraná ocupam extensas áreas na região Sudeste. Em especial, sobre os __________, a pedogênese deu origem a solos com boa fertilidade natural. Com o avanço da cultura __________, acelerou-se a devastação das florestas primárias. Atualmente, os maiores produtores dessa cultura são os Estados de __________ e __________ .
Que alternativa completa, na sequência correta, as lacunas do texto?
derrames basálticos / cafeeira / Minas Gerais e Espírito Santo.
derrames basálticos / cafeeira / Minas Gerais e Rio de Janeiro.
depósitos eólicos / canavieira / Rio de Janeiro e São Paulo.
depósitos eólicos / canavieira / Minas Gerais e Espírito Santo.
depósitos aluviais / cafeeira / Rio de Janeiro e São Paulo.
Gabarito:
derrames basálticos / cafeeira / Minas Gerais e Espírito Santo.
Foram os derramamentos basálticos, os responsáveis por tornar o solo da região oeste do Paraná e de São Paulo muito fertil, o que ofereceu ótimas condições para o Café ter prosperado no século XIX. E que hoje é dominado pelas plantações de Cana de Açúcar.
b. derrames basálticos / cafeeira / Minas Gerais e Rio de Janeiro.
INCORRETA.
O RJ não é um produtor de café
c .depósitos eólicos / canavieira / Rio de Janeiro e São Paulo.
INCORRETA. depósitos eólicos estão relacionados as dunas de areia. A cana-de-açúcar vai estar presente no oeste paulista após a queda do café, ou seja, já havia acontecido a derrubada das florestas primárias. E além disso o RJ não é produtor de cana de açúcar.
d. depósitos eólicos / canavieira / Minas Gerais e Espírito Santo.
INCORRETA. Espírito Santo não produz cana-de-açúcar.
e. depósitos aluviais / cafeeira / Rio de Janeiro e São Paulo.
INCORRETA. depósitos aluviais são os depósitos de sedimentos as margens do rio quando a corrente da água está lenta. Não foi esses sedimentos responsáveis pelo solo fértil do este de São Paulo e do Paraná. RJ não é produtor de café.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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