Questão 13769

(Mackenzie 2015) Observe a imagem para responder a questão.

A imagem retrata um tipo de ocupação muito comum no Brasil, relacionada muitas vezes a um grave problema socioambiental. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:
I. A ocupação irregular das encostas tende a elevar a exposição dos solos às enxurradas, contribuindo para deslizamentos que trazem perdas humanas e materiais.
II. Os escorregamentos de solos ocorrem por ocasiões das chuvas mais fortes, evidenciando o caráter acidental desse fenômeno. O processo erosivo provocado pelas chuvas de menor intensidade não é um fator de maior importância neste caso.
III. A ocupação das encostas é uma decorrência da exclusão social que dificulta o acesso de muitas pessoas à moradia. Portanto, esse fenômeno nunca atinge pessoas com melhores condições socioeconômicas, pois suas moradias estão sempre localizadas em áreas fora de risco.
IV. A irregular ocupação das encostas envolve problemas diferentes que, combinados, resultam nos deslizamentos de solos. Entre esses problemas estão: ineficiência da fiscalização dos agentes públicos na ocupação de áreas de risco; dificuldade de acesso a habitação entre os mais pobres; monitoramento inexistente ou insuficiente para minimizar o problema.


Estão corretas apenas as afirmativas

A

I e II.

B

I e III.

C

II e IV.

D

II e III.

E

I e IV.

Gabarito:

I e IV.



Resolução:

A afirmação II está errada, pois as chuvas de menor intensidade contribuem sim para os processos de deslizamento de massas, principalmente com solos expostos, como no caso de regiões desmatadas para a ocupação e mais ainda com declividade acentuada, como pode-se notar no desenho. Obviamente as chuvas mais intensas serão mais decisivas, mas existe um constante processo de erosão e infiltração também com as chuvas leves, que se acumula e facilita para que uma chuva intensa gere grandes deslizamentos, por isso, não se trata de eventos acidentais.

A afirmação III também não é correta, pois existem loteamentos voltados para pessoas de maior poder aquisitivo que também são feitos em áreas de risco, além do que mesmo que estejam localizadas em uma área adequada, pessoas de melhor condição sócio-econômica podem ser atingidas por um deslizamento de massas de grandes proporções, que feche ruas etc., como já ocorreu em regiões do litoral paulista e carioca.

As afirmações I e IV estão corretas, pois na maior parte dos casos as pessoas de baixa renda que ocupam áreas de risco o fazem a partir de não conseguirem arcar com os custos de moradias em áreas mais valorizadas, muitas vezes em função da especulação imobiliária, havendo falha do poder público na fiscalização e gestão desse processo de loteamentos.



Questão 1839

(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.

 

O leão e a raposa

 

11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C. 

 

Ver questão

Questão 1864

(Mackenzie - 2012)

Assinale a alternativa correta

O leão e a raposa

Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

Ver questão

Questão 1894

(MACKENZIE/Adapatada) 

Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

Ver questão

Questão 1895

(Mackenzie 1997)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

Ver questão