(Mackenzie 2003) A extração de minerais metálicos no Brasil, como ferro, bauxita, cassiterita, ouro, dentre outros, concentra-se principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Essa atividade está associada basicamente às:
áreas de escudos cristalinos, afetados por movimentos orogenéticos recentes, do período terciário da Era Cenozoica.
áreas de dobramentos modernos do cenozoico, que ainda não sofreram intensa ação erosiva.
áreas de bacias sedimentares, que apresentam sedimentação no período quaternário da Era Cenozoica.
áreas de escudos cristalinos, correspondentes aos cinturões orogênicos e às intrusões ígneas do período Pré Cambriano.
áreas de bacias sedimentares, que sofreram extensivos derrames vulcânicos no período Jurássico da Era Mesozoica.
Gabarito:
áreas de escudos cristalinos, correspondentes aos cinturões orogênicos e às intrusões ígneas do período Pré Cambriano.
Alternativas A, B, C e E estão incorretas pelos mesmos motivos. Para formação de jazidas de minerais metálicos é necessário um longo período de intemperismo (centenas de milhões ou mesmo bilhões de anos), basicamente pela reação química da água com os minerais componentes da rocha, não ocorrendo, portanto, a partir de épocas recentes, como o Cenozoico. Esse tipo de jazida também não se forma em bacias sedimentares, uma vez que essas mesmas são formações recentes e compostas por elementos diversos entre os quais matéria orgânica, enquanto o substrato para minerais metálicos é de rochas cristalinas.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão