Questão 13841

(Mackenzie 2003)

O gráfico mostra a descarga fluvial de um rio brasileiro que se encontra numa área de clima:

A

Equatorial.

B

Tropical Úmido.

C

Tropical Alternadamente Seco e Úmido.

D

Semiárido.

E

Sub-Tropical.

Gabarito:

Semiárido.



Resolução:

É importante que se note que esse gráfico não é um climograma, ou seja, não mostra a precipitação, mas podemos inferir essa relação.

Notem que nos meses de inverno a carga fluvial some, ou seja, o gráfico está querendo informar que o rio desaparece, portanto qual parte do Brasil temos características fluviais intermitentes, que rios secam no inverno? o semi-árido, no nordeste. 

Reparem no cantinho que a fonte é SUDENE, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.

A - equatorial - no clima equatorial os rios são caudalosos e perenes, como o rio amazonas, o maior rio do mundo

B - Tropical úmido - no clima tropical úmido encontramos rios que diminuem a vazão no inverno, ou seja no período menos chuvoso, mas que não chega a desaparecer.

C-  esse clima não existe, o clima tropical típico já significa que existe um período seco e um período úmido, e como dito a cima, no período das secas não é capaz de secar os rios.

D - CORRETA 

E - o clima subtropical apresenta precipitações regulares durante o ano todo, baixas precipitações mas regulares, o que mantém os rios perenes o ano todo.

Portanto, ALTERNATIVA D

Monitor: Igor M. Moreira



Questão 1839

(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.

 

O leão e a raposa

 

11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C. 

 

Ver questão

Questão 1864

(Mackenzie - 2012)

Assinale a alternativa correta

O leão e a raposa

Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

Ver questão

Questão 1894

(MACKENZIE/Adapatada) 

Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

Ver questão

Questão 1895

(Mackenzie 1997)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

Ver questão