(Mackenzie 1996) Nos últimos anos os novos centros industriais do Japão têm se instalado no interior do país, longe das tradicionais áreas portuário-industriais. Este deslocamento é explicado pela:
descoberta de importantes jazidas minerais na região.
necessidade de atender à demanda interna, concentrada no interior do país.
instalação de indústrias de alta tecnologia, menos dependentes de matérias primas.
carência de mão de obra nas áreas litorâneas.
mudança do perfil exportador da economia japonesa, agora voltado para os mercados dos "tigres asiáticos".
Gabarito:
instalação de indústrias de alta tecnologia, menos dependentes de matérias primas.
Para essa questão temos que trabalhar com a lógica das empresas, que na época do fordismo, antes da 3º Revolução industrial, ou seja, antes da inclusão de tecnologias de informação, comunicação e robotização de várias cadeias de produção a produção precisava ser concentrada em lugares estratégicos, perto de fontes de energia, perto de portos para facilitar a exportação ou próximo ao mercado consumidor. No entanto com o novo modelo de produção o toyotismo ( just in time), que é um modelo de produção por demanda, permitiu que não só no Japão mas em outros lugares acontecesse essa desconcentração das empresas. No caso do Japão era um país que tinha sua Indústria perto dos portos para facilitar o escoamento da produção, mas que a partir da instalação das indústrias de Alta tecnologia não foi mais necessário.
A - o Japão é pobre em jazidas minerais
B - A população do Japão está concentrada no litoral, apesar do país ser extremamente povoado e populoso, ou seja, no interior também tem concentrações, mas menos que nas áreas litorâneas.
C - CORRETA
D - As áreas litorâneas são áreas populosas, não há essa carência
E - O japão investiu capital nos tigres asiáticos, mas continuou um exportador para diferentes países do mundo, não só desses Tigres Asiáticos. E também temos que lembrar que os Tigres Asiáticos são plataformas de exportação, ou seja, são eles que vão se tornar exportadores de produtos no mundo todo.
Monitor: Igor M. Moreira
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão