Questão 14249

(Uepa 2015)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões).
Brasis
Seu Jorge
Tem um Brasil que é prospero. Outro não muda
Um Brasil que investe. Outro que suga [...]
Tem um Brasil que é lindo. Outro que fede
O Brasil que dá. É igualzinho ao que pede...
Pede paz, saúde
Trabalho e dinheiro
Pede pelas crianças
Do país inteiro...
Tem um Brasil que soca. Outro que apanha
Um Brasil que saca. Outro que chuta
Perde, ganha
Sobe, desce
Vai à luta bate bola
Porém não vai à escola...
[...] É negro, é branco, é nissei
É verde, é índio peladão
É mameluco, é cafuso
É confusão...
(Fonte: DVD Ana Carolina & Seu Jorge: Série Prime, Gravadora SONY/BMG, ano 2005)

O trecho: “O Brasil que dá é igualzinho ao que pede... pede paz, saúde, trabalho e dinheiro, pede pelas crianças do país inteiro...” destaca os indicadores sociais no Brasil, que revelam profundas desigualdades na qualidade de vida da população e o descompasso entre o crescimento econômico e as condições de bem-estar social. Sobre o assunto, é correto afirmar que:

A

as desigualdades decorrem da concentração dos investimentos sociais nas áreas mais desenvolvidas do país, nessas regiões, as desigualdades econômicas e sociais são minimizadas pelo acesso pleno da população carente a esses serviços.

B

a esperança de vida ao nascer, um indicador de bem-estar social, varia conforme a renda e o nível de desenvolvimento regional socioeconômico, no Sudeste do Brasil, por exemplo, o capital industrial melhora a infraestrutura urbana e eleva esse indicador.

C

os estados com maior número de analfabetos ou de analfabetismo funcional estão na região Norte, em flagrante contradição com o elevado nível de desenvolvimento tecnológico regional.

D

as regiões Norte e Nordeste do Brasil apresentam a maior contradição entre qualidade de vida e crescimento econômico, que se tornam mais evidentes a cada ano em virtude da concentração de investimentos públicos nas regiões.

E

na região Centro-Oeste, as contradições socioespaciais estão sendo eliminadas devido as novas estratégias de desenvolvimento que estão sendo efetivadas para extinguir as desigualdades.

Gabarito:

a esperança de vida ao nascer, um indicador de bem-estar social, varia conforme a renda e o nível de desenvolvimento regional socioeconômico, no Sudeste do Brasil, por exemplo, o capital industrial melhora a infraestrutura urbana e eleva esse indicador.



Resolução:



Questão 1890

(UEPA - 2012)

“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”

(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.

Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:

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Questão 1899

(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.

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Questão 1900

(Uepa 2012)

Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.

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Questão 3493

(UEPA - 2012)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Dear Readers,

Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?

At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.

Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.

Sincerely yours,

Martha Pickerill Managing

Editor, TIME For Kids

(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)

 

A expressão “cope with” indica a ideia de:

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