(Mackenzie 2016) Observe a figura a seguir que contém informações a respeito da estrutura etária da população Xavante, das populações indígenas e de toda a população brasileira.
A partir da análise das pirâmides etárias apresentadas, assinale a alternativa que contenha apenas afirmações corretas.
I. Em 2002, a população Xavante não tinha acompanhado a redução da mortalidade infantil observada na população indígena e na população brasileira em geral.
II. Os programas de defesa dos povos indígenas que foram intensificados a partir da Constituição de 1988 resultaram em aumento das taxas de natalidade e mortalidade das populações indígenas de um modo geral.
III. Os povos indígenas apresentam índices de natalidade muito superiores ao que se verifica na população brasileira, o que tem grande peso na evolução demográfica de um modo geral.
IV. Os índices de mortalidade infantil e de mortalidade geral têm apresentado diminuições de um modo geral, fato que se pode observar tanto nas pirâmides etárias da população brasileira quanto entre a população indígena.
I e II
II e III
II e IV
I e IV
III e IV
Gabarito:
I e IV
I) correta: A primeira faixa da pirâmide quando descontinuada pelas subsequentes dizem sobre a sobrevivência dos recém nascidos, logo sobre a mortalidade infantil e na pirâmide xavante vemos essa diferença ao compararmos com a da população brasileira e indígena no geral.
II) incorreta: Os programas têm como intuito a melhoria das condições de vida dos povos indígenas brasileiro e sendo assim, com a melhoria do acesso a programas de saúde a expectativa de vida aumenta e as taxas de natalidade e fecundidade caem.
III) incorreta: Mesmo que a taxa de natalidade dos povos indígenas seja maior em relação à população geral, ao trabalharmos a proporcionalidade esse número não impacta no crescimento da população de forma notável, pois representam menos de 1% da população.
IV) correta: A pirâmide da população indigêna teve aumento na expectativa de vida assim como diminuição da natalidade, fato que se deu após a melhoria do acesso à saúde para essa população.
Numa pirâmide etária, o estreitamento da base indica uma redução da taxa de natalidade, e um alargamento do ápice denota um aumento da expectativa de vida. Tais indícios são verificados nas pirâmides da população brasileira e da população indígena do Brasil, contudo, não é observável na pirâmide da população xavante. A afirmação III pode confundir alguns candidatos, uma vez que a natalidade entre os índios é mais alta, mas esse fato não tem um peso na evolução demo gráfica, já que o número de índios no Brasil é de 900 mil, aproximadamente, menos de 1% da população do País.
Também podemos observar que a população Xavante teve um elevado crescimento do nascimento e da taxa de natalidade, não da taxa de mortalidade com relação a outras populações.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão