(Fuvest 2014) Considere o mapa do IDHM – Renda (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – Renda) da região Sudeste.
A leitura do mapa permite identificar que o IDHM – Renda, no Sudeste, é, predominantemente,
alto no Vale do Paraíba do Sul e no Vale do Jequitinhonha.
médio no Polígono das Secas e no Vale do Aço mineiro.
baixo no Pontal do Paranapanema e no norte do Espírito Santo.
baixo no Polígono das Secas e no Vale do Jequitinhonha.
médio na área petrolífera da Bacia de Campos e no Triângulo Mineiro.
Gabarito:
baixo no Polígono das Secas e no Vale do Jequitinhonha.
A) Incorreta. O Vale do Paraíba fica no extremo Sudeste de São Paulo, área com IDHM elevado. O Vale do Jequitinhonha fica no Nordeste de MG região dentro da área de baixo IDHM
B) Incorreta. O médio polígono das secas ainda apresenta IDHM baixo e o Vale do aço, no Sudeste de MG apresenta alto IDHM
C) Incorreta. O Pantanal fica no Centro-Oeste brasileiro.
D) Correta. Na Região Sudeste, o “Polígono das Secas” localiza-se no norte do estado de Minas Gerais, área de transição para o semiárido nordestino; e o Vale do Rio Jequitinhonha se localiza no nordeste do mesmo estado. Além da identificação espacial no mapa, o candidato pode lembrar que as duas regiões são marcadas por um quadro social de carestia, déficit alimentar e pobreza.
E) Incorreta. A região petrolífera fica em uma plataforma oceânica no litoral.
Alternativa correta: D
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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