(Uepa 2012) Na tirinha abaixo, a personagem Mafalda afirma que a Ásia está doente. A partir da interpretação do recurso e de seus conhecimentos geográficos, a alternativa que se relaciona à fala da personagem é:
no contexto mundial é o continente que apresenta os maiores índices de pobreza e fome endêmica, principalmente na porção sudeste (Ásia de Monções), área de concentração de antigas colônias britânicas, a exemplo do Japão e China, atualmente as maiores potencias econômicas no contexto do continente.
em diversos países deste continente existem violentos conflitos de naturezas diversas, mas principalmente étnicos, religiosos e políticos, a exemplo dos que ocorrem no Oriente Médio (árabes x judeus) e a Questão Curda, e ainda na Índia, na região da Cachemirra.
atualmente várias crises econômicas assolam o continente, sendo as mais significativas as do Japão e da China, mais importante integrante da APEC, países que, nos últimos anos, têm tido lento crescimento devido a seus respectivos endividamentos externos.
nos últimos anos, violentas catástrofes naturais com milhares de vítimas têm assolado o continente, em especial na porção setentrional, onde os rigores do clima desértico têm se intensificado, provocando estiagens prolongadas e intensos prejuízos à agricultura.
recentemente ocorreram intensos vazamentos nucleares no Japão, fato relacionado exclusivamente à carência tecnológica que o país possui na produção de energia nuclear, que atualmente é a matriz energética das grandes potências do continente, em especial da China.
Gabarito:
em diversos países deste continente existem violentos conflitos de naturezas diversas, mas principalmente étnicos, religiosos e políticos, a exemplo dos que ocorrem no Oriente Médio (árabes x judeus) e a Questão Curda, e ainda na Índia, na região da Cachemirra.
(UEPA - 2012)
“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”
(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.
Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:
Ver questão
(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.
Ver questão
(Uepa 2012)
Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.
Ver questão
(UEPA - 2012)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Dear Readers,
Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?
At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.
Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.
Sincerely yours,
Martha Pickerill Managing
Editor, TIME For Kids
(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)
A expressão “cope with” indica a ideia de:
Ver questão