Questão 14434

(FUVEST - 2016 - 1 FASE) Observe os mapas.

Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é:

A

I: procura por postos de trabalho formais no setor primário.

B

II: necessidade de mão de obra rural, devido ao avanço do cultivo do arroz.

C

III: necessidade de mão de obra no cultivo da soja no Ceará e em Pernambuco.

D

IV: procura por postos de trabalho no setor aeroespacial.

E

V: migração de retorno.

Gabarito:

V: migração de retorno.



Resolução:

A) Incorreta: Os empregos procurados no fluxo migratório I é para o setor terciário no sudeste.

B) incorreta: Os empregos procurados no fluxo migratório II são para o setor terciário no sudeste.

C) incorreta: O cultivo de soja é realizado no Centro- Oeste.  

D) incorreta: A procura de trabalhos nos segundo e terceiro setor da economia.

e) correta: A questão retrata o período de 2004-2009, ou seja um período considerado bem recente. E a muito tempo atrás muitos nordestinos migraram para a região sudeste em busca de melhorias nas condições de vida e emprego, porém muitos não a encontram. A queda nas condições de vida para as populações mais pobres inseridas na região sudeste do Brasil e principalmente a a desconcentração das indústrias que ocorreu durante este período, possibilitou aos nordestino o retorno aos seus lares. 

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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