(Mackenzie 2003) Os estados da Região Norte e quase a totalidade da Região Centro-Oeste apresentam uma taxa de crescimento populacional superior à média nacional, como mostra o mapa a seguir.
O crescimento anual
Fonte: Brasil Sociedade e Espaço.
Desconsiderando os índices do crescimento vegetativo da população, outro fator que vêm contribuindo para o crescimento da população dessas regiões, acima da média nacional, é:
os incentivos governamentais e a garantia de emprego, que estimulam as migrações inter-regionais.
a interiorização de atividades industriais que estimulam as migrações, uma vez que as tradicionais regiões industriais já se encontram saturadas.
a possível geração de oferta de trabalho, pois essas regiões fazem parte da última fronteira agrícola brasileira, tornando-se regiões atrativas para a população economicamente ativa, excedente das demais regiões do país.
a saturação do mercado de trabalho para a mão de obra qualificada do sul e sudeste do país, levando grandes fluxos de populações a migrarem para tais regiões.
a facilidade de migrações inter-continentais, já que ambas as regiões limitam-se com países sul-americanos, possuidores de graves problemas econômicos.
Gabarito:
a possível geração de oferta de trabalho, pois essas regiões fazem parte da última fronteira agrícola brasileira, tornando-se regiões atrativas para a população economicamente ativa, excedente das demais regiões do país.
As regiões Norte e Centro-Oeste apresentam, a partir dos anos de 1970, taxas mais elevadas de crescimento populacional devido à entrada de migrantes provenientes de outras partes do país. Essa população foi atraída para as regiões citadas pelas frentes pioneiras e, mais recentemente, pelos projetos minerais e pelos garimpos. O crescimento demográfico nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil apresentam-se elevadas, devido ao crescimento vegetativo e principalmente aos fluxos migratórios (expansão das fronteiras agrícolas).
CORRETA C
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão