Questão 15030

(Uepa 2015) 

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões).

A metamorfose

Uma barata acordou um dia e viu que tinha se transformado num ser humano. Começou a mexer suas patas e viu que só tinha quatro, que eram grandes e pesadas e de articulação difícil. Não tinha mais antenas. Quis emitir um som de surpresa e sem querer deu um grunhido. As outras baratas fugiram aterrorizadas para trás do móvel. Ela quis segui-las, mas não coube atrás do móvel. O seu segundo pensamento foi: "Que horror… Preciso acabar com essas baratas…"
Pensar, para a ex-barata, era uma novidade. Antigamente ela seguia seu instinto. Agora precisava raciocinar. Fez uma espécie de manto com a cortina da sala para cobrir sua nudez. Saiu pela casa e encontrou um armário num quarto, e, nele, roupa de baixo e um vestido. Olhou-se no espelho e achou-se bonita para uma ex-barata. Maquiou-se. Todas as baratas são iguais, mas as mulheres precisam realçar sua personalidade. Adotou um nome: Vandirene. Mais tarde descobriu que só um nome não bastava. A que classe pertencia? … Tinha educação? … Referências?... Conseguiu a muito custo um emprego como faxineira. Sua experiência de barata lhe dava acesso a sujeiras mal suspeitadas. Era uma boa faxineira. Difícil era ser gente... Precisava comprar comida e o dinheiro não chegava. As baratas se acasalam num roçar de antenas, mas os seres humanos não. Conhecem-se, namoram, brigam, fazem as pazes, resolvem se casar, hesitam. Será que o dinheiro vai dar? Conseguir casa, móveis, eletrodomésticos, roupa de cama, mesa e banho. Vandirene casou-se, teve filhos. Lutou muito, coitada. Filas no Instituto Nacional de Previdência Social. Pouco leite. O marido desempregado… Finalmente acertou na loteria. Quase quatro milhões! Entre as baratas ter ou não ter quatro milhões não faz diferença. Mas Vandirene mudou. Empregou o dinheiro. Mudou de bairro. Comprou casa. Passou a vestir bem, a comer bem, a cuidar onde põe o pronome. Subiu de classe. Contratou babás e entrou na Pontifícia Universidade Católica. Vandirene acordou um dia e viu que tinha se transformado em barata. Seu penúltimo pensamento humano foi: "Meu Deus!… A casa foi dedetizada há dois dias! …". Seu último pensamento humano foi para seu dinheiro rendendo na financeira e que o safado do marido, seu herdeiro legal, o usaria. Depois desceu pelo pé da cama e correu para trás de um móvel. Não pensava mais em nada. Era puro instinto. Morreu cinco minutos depois, mas foram os cinco minutos mais felizes de sua vida.
(Luis Fernando Veríssimo) (http://espirall-ltda.blogspot.com.br/2011/05/fome-depende-do-desperdicio.html. Acesso em 23/09/2014)

Observe a charge a seguir para responder à questão.

A partir da análise da charge e das informações contidas no texto, conclui-se que:

A

ambos revelam os valores individuais, construídos a partir das relações sociais especificamente brasileiras.

B

apenas o texto enfatiza a estruturação em classes sociais, a partir das relações financeiras constituídas entre os membros da sociedade no Brasil.

C

somente a charge denuncia a relação de conflito e contradição existente entre as classes sociais.

D

a charge desconstrói a ideia de como se estrutura a base financeira brasileira e o que esse fato acarreta.

E

ambos remetem às relações de produção no Brasil e às consequências dessas relações.

Gabarito:

ambos remetem às relações de produção no Brasil e às consequências dessas relações.



Resolução:

e) Correta. ambos remetem às relações de produção no Brasil e às consequências dessas relações.
Luis Fernando Veríssimo descreve ironicamente a partir de uma comparação da condição de uma barata com uma mulher que vive uma ascensão e queda econômica, o modo como se daria a realidade para uma barata e a realidade para um ser humano; aquela, um animal que causa nojo sem consciência de si mesmo; e este, um ser humano com questões existenciais, sociais e interpessoais em si mesmo. Assim, ele narra, a partir das transformações econômicas que a mulher vive, as relações de produção no Brasil e às consequências dessas relações, pelo fato de que a relação de produção determina os valores, os significados atribuídos às coisas na realidade, os interesses e a própria identidade.
A charge, mais direta, ironiza a concentração de renda nas mãos de poucos em detrimento da maioria pobre, o que relaciona as relações de produção no Brasil e as consequências dessas relações.

 

a) Incorreta. ambos revelam os valores individuais, construídos a partir das relações sociais especificamente brasileiras.
Está incutido uma crítica aos valores individuais e tais relações sociais não são especificamente brasileiras.

b) Incorreta. apenas o texto enfatiza a estruturação em classes sociais, a partir das relações financeiras constituídas entre os membros da sociedade no Brasil.
A charge enfatiza ainda mais a estruturação em classes sociais.

c) Incorreta. somente a charge denuncia a relação de conflito e contradição existente entre as classes sociais.
O texto também denuncia a relação de conflito e contradição existente entre as classes sociais, pelo modo como cada classe reflete questões sociais e econômicas, com o consumo e o trabalho.

d) Incorreta. a charge desconstrói a ideia de como se estrutura a base financeira brasileira e o que esse fato acarreta.
A charge não desconstrói, mas evidencia a base financeira brasileira e o que isso acarreta.



Questão 1890

(UEPA - 2012)

“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”

(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.

Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:

Ver questão

Questão 1899

(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.

Ver questão

Questão 1900

(Uepa 2012)

Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.

Ver questão

Questão 3493

(UEPA - 2012)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Dear Readers,

Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?

At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.

Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.

Sincerely yours,

Martha Pickerill Managing

Editor, TIME For Kids

(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)

 

A expressão “cope with” indica a ideia de:

Ver questão