(MACKENZIE 2014) FLORESTAS ARTIFICIAIS AMEAÇAM A BIODIVERSIDADE DO PAMPA.
AGÊNCIA FAPESP – 26/3/13.
Em estados como Mato Grosso e Pará, a Floresta Amazônica está sendo transformada em pasto. No Rio Grande do Sul, ocorre o problema inverso: a vegetação campestre dos pampas – que há séculos convive em harmonia com a pecuária – está sendo dizimada para dar lugar a florestas plantadas pelo homem.
(...)segundo levantamento coordenado pela Profa. Ilsi Boldrin da UFRGS, os campos sulinos concentram uma diversidade 3 vezes maior que a da floresta, quando se leva em conta a proporção da área ocupada por cada bioma. Segundo a Profa. Boldrin, “a paisagem campestre pode parecer homogênea e pobre para quem não a conhece, mas nesse remanescente do bioma mapeamos 2.169 __________ pertencentes a 502 ______________ e 89 _____________”.
Os espaços devem ser preenchidos corretamente e respectivamente por:
táxons, famílias e gêneros
táxons, gêneros e famílias
gêneros, táxons e famílias
gêneros, famílias e táxons
famílias, gêneros e táxons
Gabarito:
táxons, gêneros e famílias
Táxons são as unidades taxonômicas que organizam os seres vivos podendo ser um reino, filo, classe, ordem, família, gênero ou espécie, em ordem decrescente de especificidade. Sabendo que uma família pode abrigar numerosos gêneros, entendemos que existiram mais gêneros do que famílias em um levantamento de fauna e flora, assim como existirão mais espécies do que gêneros, e mais famílias do que ordens. Gabarito B.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão