(MACKENZIE 2011) O aquecimento global pode ser o responsável pela extinção de várias espécies de répteis. Esses animais não possuem mecanismos de controle de temperatura corporal, sendo dependentes da temperatura do ambiente para desempenhar suas atividades. Essa incapacidade de controle da temperatura está relacionada com
a presença de glândulas sudoríparas na pele.
a existência de um septo separando completamente os dois ventrículos no coração.
uma grande extensão de trocas gasosas nos pulmões.
a presença de um sistema circulatório incompleto, permitindo a mistura de sangue arterial e venoso.
um sistema nervoso ventral e ganglionar.
Gabarito:
a presença de um sistema circulatório incompleto, permitindo a mistura de sangue arterial e venoso.
a) Incorreta. Répteis não possuem glândulas sudoríparas.
b) Incorreta. No coração dos répteis, o septo existente não separa completamente o ventrículo em duas cavidades.
c) Incorreta. A realização das trocas gasosas nos pulmões não é um fator que impede a regulação térmica.
d) Correta. Os animais de sistema circulatório incompleto não possuem capacidade de regular a temperatura interna. Como o sangue se mistura entre oxigenado e desoxigenado, a circulação nesses indivíduos é mais lenta, e o metabolismo mais devagar, fazendo com que não seja possível controlar a temperatura corpórea. Sendo assim o ambiente tem papel fundamental no controle da temperatura nesses indivíduos.
e) Incorreta. O sistema nervoso ventral e ganglionar dos répteis não impede que regulem a temperatura.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão