(FUVEST - 2013) Nos mamíferos, o tamanho do coração é proporcional ao tamanho do corpo e corresponde a aproximadamente 0,6% da massa corporal.
O gráfico abaixo mostra a relação entre a frequência cardíaca e a massa corporal de vários mamíferos.
O quadro abaixo traz uma relação de mamíferos e o resultado da pesagem de indivíduos adultos.
Animal | Massa corporal (g) |
Cuíca | 30 |
Sagui | 276 |
Gambá | 1.420 |
Bugio | 5.180 |
Capivara | 37.300 |
Fauna silvestre – Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, SP, 2007.
Considerando esse conjunto de informações, analise as afirmações seguintes:
I. No intervalo de um minuto, a cuíca tem mais batimentos cardíacos do que a capivara.
II. A frequência cardíaca do gambá é maior do que a do bugio e menor do que a do sagui.
III. Animais com coração maior têm frequência cardíaca maior.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Gabarito:
I e II.
I. No intervalo de um minuto, a cuíca tem mais batimentos cardíacos do que a capivara.
CORRETO. A relação entre tamanho do coração e frequência cardíaca é inversamente proporcional. Como a cuíca é menor que a capivara sua frequência cardíaca é maior.
II. A frequência cardíaca do gambá é maior do que a do bugio e menor do que a do sagui.
CORRETO. O gambá é menor que o bugio e maior que o sagui, portanto sua frequência cardíaca está entre os dois outros indivíduos.
III. Animais com coração maior têm frequência cardíaca maior.
INCORRETO. A relação entre frequência cardíaca e tamanho do coração é inversamente proporcional.
Alternativa correta: D
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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