(FUVEST - 2011) Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2).
O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente
à desidratação de invertebrados aquáticos, quando em ambientes hipotônicos.
ao que acontece com as hemácias, quando colocadas em solução hipertônica.
ao processo de pinocitose, que resulta na entrada de material numa ameba.
ao processo de rompimento de células vegetais, quando em solução hipertônica.
ao que acontece com as células-guarda e resulta na abertura dos estômatos.
Gabarito:
ao que acontece com as células-guarda e resulta na abertura dos estômatos.
a) Incorreta. Invertebrados aquáticos não desidratam em meio hipotônico, mas podem absorver mais água. Além disso, o que ocorre com o tubo de vidro não corresponde à perda de água (desidratação).
b) Incorreta. As hemácias perdem água quando colocadas em solução hipertônicas, o que não acontece com o tubo de vidro.
c) Incorreta. A pinocitose não causa entrada de água na célula da ameba.
d) Incorreta. As células vegetais não se rompem quando se encontram em solução hipertônicas, mas ficam túrgidas, ou seja, murchas, devido à perda de água.
e) Correta. No momento 1 não há alteração no nível da solução no tubo de vidro. No momento 2, por outro lado, a solução A é hipertônica em relação à solução B, o que faz a água entrar por osmose no tubo de vidro através da membrana semipermeável, elevando o nível dessa solução no tubo. Esse processo é o equivalente ao que acontece com as células-guarda dos estômatos que, ao ficarem túrgidas devido à entrada de água através de suas membranas plasmáticas, promovem a abertura dos estômatos.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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