(FUVEST - 2012) Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho x planta anã/fruto amarelo. Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas. O número esperado de plantas com o fenótipo desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve utilizar nos próximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com frutos vermelhos), estão corretamente indicados em:
16; plantas homozigóticas em relação às duas características.
48; plantas homozigóticas em relação às duas características.
48; plantas heterozigóticas em relação às duas características.
60; plantas heterozigóticas em relação às duas características.
60; plantas homozigóticas em relação às duas características.
Gabarito:
60; plantas homozigóticas em relação às duas características.
Resolução 1:
Alelos:
A=alta e a=anã.
V=vermelho e v= amarela
A linhagem pura é AAVV (alta e vermelha) e aavv (anã e amarela).
Cruzando essa linhagem temos um F1 100% AaVv.
Fazendo autocruzamento entre AaVv e procurando os genótipo aaV_ (Ou seja a anã com frutas vermelhas), encontra-se 3/16 de 320 (que foi o total que ele deu) = 60. Pa que sempre os descendentes sejam anões e vermelhos deve-se usar apenas o genótipo VV. Por isso as plantas serão homozigóticas em relação as duas características aaVV.
Gabarito E.
Resolução 2:
O primeiro cruzamento resultará em uma prole completamente heterozigota. O cruzamento de indivíduos heterozigotos apresentará a seguinte proporção de genótipos.
Pensando que o agricultor deseja plantas anãs com frutos vermelhos, dois genótipos atendem a essas características: aaVV, aaVv. Esses genótipos correspondem a 3/16 da prole total.
Sabendo que ele obteve 320 plantas, podemos calcular quantas dessas correspondem ao fenótipo desejado:
320x(3/16)= 60
Portanto 60 plantas apresentarão o fenótipo esperado.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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