Questão 17379

(FUVEST - 2013) Sejam alpha e eta números reais com  e . Se o sistema de equações, dado em notação matricial,

for satisfeito, então  é igual a

A

B

C

0

D

E

Gabarito:



Resolução:

Desenvolvendo o sistema matricial dado pela questão, temos que:

    left{egin{matrix} 3tgalpha + 6coseta = 0\ \ 6tgalpha + 8 coseta = -2sqrt3 end{matrix}
ight.

Multiplicando a primeira equação por 2 e subtraindo da segunda, ficamos com:

    6tgalpha + 8coseta - 6tgalpha - 12coseta = -2sqrt3

    -4coseta = -2sqrt3

    coseta = frac{sqrt3}{2}

Mas a questão nos fala que , portanto podemos afirmar que eta = 30^{circ}.

Agora vamos substituir coseta = frac{sqrt3}{2}, o sistema para descobrir o valor de alpha, usando a primeira equação, temos:

    3tgalpha + 6cdotfrac{sqrt3}{2} = 0

     tgalpha =-sqrt3

Com o fato de que , podemos encontrar que alpha = -60^{circ}

Logo, alpha + eta = 30^{circ}-60^{circ} = -30^{circ} ou alpha + eta = -frac{pi}{6}.

Portanto, temos que a alternativa correta é a LETRA B.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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