Questão 17388

(FUVEST-2013)

            A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos — econômicos, políticos, ou sociais — são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.

Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.

 

De acordo com o texto, a sociedade será democrática quando
 

A

sua base for a educação sólida do povo, realizada por meio da ampla difusão do conhecimento.
 

B

a parcela do público que detém acesso ao conhecimento científico e político passar a controlar a opinião pública.
 

C

a opinião pública se formar com base tanto no respeito às crenças religiosas de todos quanto no conhecimento científico.
 

D

a desigualdade econômica for eliminada, criando-se, assim, a condição necessária para que o povo seja livremente educado.
 

E

a propriedade dos meios de comunicação e difusão do conhecimento se tornar pública.

Gabarito:

sua base for a educação sólida do povo, realizada por meio da ampla difusão do conhecimento.
 



Resolução:

 Comentário: 

a) sua base for a educação sólida do povo, realizada por meio da ampla difusão do conhecimento. Correta. O trecho “essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica [...] se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.” revela esse posicionamento do texto. 

b) a parcela do público que detém acesso ao conhecimento científico e político passar a controlar a opinião pública. Incorreta. O texto fala justamente o contrário, que o conhecimento deve ser imparcial e acessivel para que a opinião pública seja livre e democraticamennte construída.

c) a opinião pública se formar com base tanto no respeito às crenças religiosas de todos quanto no conhecimento científico. Incorreta. O fator religioso não é mencionado no trecho. 

d) a desigualdade econômica for eliminada, criando-se, assim, a condição necessária para que o povo seja livremente educado. Incorreta. Há uma relção causal invertida com relação a ideia do texto: a desigualdade socioeconômica é que será solucionada pela educação. 

e) a propriedade dos meios de comunicação e difusão do conhecimento se tornar pública. Incorreta. Não há referência direta à "desprivatização" dos meios de comunicação e produção de conhecimento, apenas sua democratização. 

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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