(FUVEST 2013)
Ata
Acredito que o mau tempo haja concorrido para que os sabadoyleanos* hoje não estivessem na casa de José Mindlin, em São Paulo, gozando das delícias do cuscuz paulista aqui amavelmente prometido. Depois do almoço, visita aos livros dialogantes, na expressão de Drummond, não sabemos se no rigoroso sistema de vigilância de Plínio Doyle, mas de qualquer forma com as gentilezas das reuniões cariocas. Para o amigo de São Paulo as saudações afetuosas dos ausentespresentes, que neste instante todos nos voltamos para o seu palácio, aquele que se iria desvestir dos ares aristocráticos para receber camaradescamente os descamisados da Rua Barão de Jaguaribe.
Guarde, amigo Mindlin, para breve o cuscuz da tradição bandeirante, que hoje nos conformamos com os biscoitos à la Plínio Doyle.
Rio, 20-11-1976.
Signatários: Carlos Drummond de Andrade, Gilberto de Mendonça Teles, Plínio Doyle e outros.
Cartas da biblioteca Guita e José Mindlin. Adaptado.
* “sabadoyleanos”: frequentadores do sabadoyle, nome dado ao encontro de intelectuais, especialmente escritores, realizado habitualmente aos sábados, na casa do bibliófilo Plínio Doyle, situada no Rio de Janeiro.
Da leitura do texto, depreende-se que
o anfitrião carioca, embora gentil, é cioso de sua biblioteca.
o anfitrião paulista recebeu com honrarias os amigos cariocas, que visitaram a sua biblioteca.
os cariocas não se sentiram à vontade na casa do paulista, a qual, na verdade, era uma mansão.
os cariocas preferiram ficar no Rio de Janeiro, embora a recepção em São Paulo fosse convidativa.
o fracasso da visita dos cariocas a São Paulo abalou a amizade dos bibliófilos.
Gabarito:
o anfitrião carioca, embora gentil, é cioso de sua biblioteca.
Comentário
a) o anfitrião carioca, embora gentil, é cioso de sua biblioteca. Correta. O trecho "não sabemos se no rigoroso sistema de vigilância de Plínio Doyle, mas de qualquer forma com as gentilezas das reuniões cariocas." revela o traço gentil do anfitrião Doyle ao permitir o acesso à biblioteca, mas seu apego e "ciúme" com relação aos livros.
b) o anfitrião paulista recebeu com honrarias os amigos cariocas, que visitaram a sua biblioteca. Incorreta. A relação é inversa: o anfitrião é carioca e os amigos paulistas.
c) os cariocas não se sentiram à vontade na casa do paulista, a qual, na verdade, era uma mansão. Incorreta. Essa afirmação é condratita na ata pela alusão ao empenho do anfitrião carioca em "receber camaradescamente" os colegas de outro estado.
d) os cariocas preferiram ficar no Rio de Janeiro, embora a recepção em São Paulo fosse convidativa. Incorreta. Os colegas estão, na realidade, no Rio e mencionam a convidativa recepção em São Paulo (na casa de Mindlin) que não ocorreu no dia.
e) o fracasso da visita dos cariocas a São Paulo abalou a amizade dos bibliófilos. Incorreta. Não há elementos na ata, em tom positivo e amigável, que revelem esse desnvolvimento de eventos.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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