Questão 17398

(FUVEST 2013) Leia o seguinte texto.


            O autor pensava estar romanceando o processo brasileiro de guerra e acomodação entre as raças, em conformidade com as teorias racistas da época, mas, na verdade, conduzido pela lógica da ficção, mostrava um processo primitivo de exploração econômica e formação de classes, que se encaminhava de um modo passavelmente bárbaro e desmentia as ilusões do romancista.


Roberto Schwarz. Adaptado.

 

Esse texto crítico refere-se ao livro
 

A

Memórias de um sargento de milícias.
 

B

Til.
 

C

O cortiço.
 

D

Vidas secas.
 

E

Capitães da areia.

Gabarito:

O cortiço.
 



Resolução:

Alternativas

  1. Memórias de um sargento de milícias. Comentário: alternativa incorreta. As características mencionadas pelo crítico Schwarz (embate de raças, acumulação de capital e formação de classes sociais) não se encontram na obra Memórias de um sargento de milícias.

  2. Til. Comentário: alternativa incorreta.As características mencionadas pelo crítico Schwarz (embate de raças, acumulação de capital e formação de classes sociais) não se encontram na obra Til.

  3. O cortiço. Comentário: alternativa correta. As características mencionadas pelo crítico — que envolvem, especialmente, embate de raças, acumulação de capital e formação de classes sociais — referem-se inequivocamente a obra "O Cortiço", de Aluísio Azevedo.

  4. Vidas secas. Comentário: alternativa incorreta. As características mencionadas pelo crítico Schwarz (embate de raças, acumulação de capital e formação de classes sociais) não se encontram na obra Vidas secas.

  5. Capitães da areia. Comentário: alternativa incorreta.As características mencionadas pelo crítico Schwarz (embate de raças, acumulação de capital e formação de classes sociais) não se encontram na obra Capitães da areia.

 

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

Ver questão

Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

Ver questão

Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

Ver questão

Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

Ver questão