(FUVEST 2001)
Três variedades alotrópicas do carbono são diamante, grafita e fulereno. As densidades dessas substâncias, não necessariamente na ordem apresentada, são: 3,5; 1,7 e 2,3g/cm3. Com base nas distâncias médias entre os átomos de carbono, escolha a densidade adequada e calcule o volume ocupado por um diamante de 0,175 quilate. Esse volume, em cm3, é igual a
Distância média entre os átomos de carbono, em nanômetro (10-9m) | |
diamante | 0,178 |
fulereno | 0,226 |
grafita | 0,207 |
1 quilate = 0,20g
0,50 × 10-2.
1,0 × 10-2.
1,5 × 10-2.
2,0 × 10-2.
2,5 × 10-2.
Gabarito:
1,0 × 10-2.
Àquele que possui MENOR distância média entre os átomos de carbono, será o que possui MAIOR densidade, com isso temos:
Distância média entre os átomos de carbono, em nanômetro (10-9m)
diamante...........................0,178
fulereno.............................0,226
grafita................................0,207
O diamante possui menor distância média entre os átomos de carbono, logo ele possui maior densidade, ou seja, sua densidade é igual à 3,5 g/cm³
Fazendo uma regra de três, temos:
1 quilate --------- 0,20 grama
0,175 quilate ------- m
Então:
Logo m = 0,035 grama
A densidade é dada por:
d = m/V onde d é a densidade, m é a massa e V o volume.
Logo, substituindo os valores, temos:
3,5 g/cm³ = (0,035 g)/V
V = (0,035/3,5) cm³
Obs.: Como vemos na expressão d = m/V, a densidade é inversamente proporcional ao volume, logo, quando falamos de uma mesma massa, algo muito denso tende a ser muito compacto. Sendo assim, já que o exercício trata de um mesmo elemento formando três estruturas diferentes, temos que a estrutura que tiver menor volume (tiver menor distância entre os componentes) terá a maior densidade.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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