(FUVEST - 2001 - 1a fase)
Deseja-se estudar três gases incolores, recolhidos em diferentes tubos de ensaio. Cada tubo contém apenas um gás. Em um laboratório, foram feitos dois testes com cada um dos três gases:
(I) colocação de um palito de fósforo aceso no interior do tubo de ensaio;
(II) colocação de uma tira de papel de tornassol azul, umedecida com água, no interior do outro tubo, contendo o mesmo gás, tampando-se em seguida.
Os resultados obtidos foram:
Gás |
Teste com o palito de fósforo |
Teste com o papel o papel de tornassol azul |
X | Extinção da chama | Continuou azul |
Y |
Explosão e condensação de água nas paredes do tubo |
Continuou azul |
Z | Extinção da chama | Ficou vermelho |
Com base nesses dados, os gases X, Y e Z poderiam ser, respectivamente,
X = SO2; Y = O2; Z = N2.
X = CO2; Y = H2; Z = NH3.
X = He; Y = O2; Z = N2.
X = N2; Y = H2; Z = CO2.
X = O2; Y = He; Z = SO2.
Gabarito:
X = N2; Y = H2; Z = CO2.
Se X estingue a chama, então não pode ser O2, pois O2 é comburente. (eliminamos a E)
H2 é altamente inflamável e reage com O2 da atmosfera formando H2O. Então Y deve ser H2. (eliminamos A e C).
O papel tornassol fica vermelho na presença de ácido. Das alternativas B e D, o único gás Z que tem caráter ácido é o gás carbônico (CO2 - anidrido carbônico):
CO2 + H2O --> H2CO3
Desse modo o gabarito é D.
Dúvidas ou sugestões? Comentem!!
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão