Questão 19120

(UEPA 2012)

Este ano foi noticiado pelo jornal Ventos do Norte que um aluno do ensino médio danificou um Opala Couper, ano 1975, do professor de História de uma escola pública de Belém. Entre as peças mais danificadas estava o para-choque cromado. Ao levar para cromagem, o técnico da empresa explicou para o professor que para recuperar o para-choque, seria necessário um banho de crômio por 6h, e que neste processo ele utilizaria uma corrente de 10A.

Para saber mais: O banho de crômio é uma solução aquosa de óxido de crômio VI (CrO3 ). O CrO3 em água forma o ácido crômico (H2CrO4 ), que é consumido durante a deposição do crômio metálico. A equação abaixo representa a redução do crômio:


CrO42- + 8H+ 6e→ Cr0 + 4H2O


(Extraído e adaptado de: LUTFI, Mansur. Os ferrados e os cromados. Ijui-RS: Ed. UNIJUÍ, 2005.)


Dados: Constante de Faraday = 9,65 x 104 C, Massa molar do crômio = 52 g/mol.

Com base no texto, julgue as afirmativas abaixo.


I. O banho de crômio é um exemplo de eletrólise empregado em indústrias de galvanoplastia.

II. A massa de crômio usada na recuperação do para-choque foi de 19,39 g.

III. Na equação de redução o crômio VI perde 6 elétrons.

IV. A redução do crômio ocorre no anodo.


De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

A
I, II e IV
B
I, III e IV
C
I e II
D
I e III
E
I e IV

Gabarito: I e II

Resolução:

I. Correto. O banho de crômio é um exemplo de eletrólise empregado em indústrias de galvanoplastia.

II. Correto. A massa de crômio usada na recuperação do para-choque foi de 19,39 g.
Q=icdot t

6hr=21600s

Q=10cdot 21600

Q=216000C

Pela reação, 1 CrO42- consome 6e- ( 6 x 96500 C), 216000C serão quantos mol de CrO42-.

frac{1}{6cdot 96500}=frac{x}{216000}

x=frac{216000}{6cdot 96500}=0,3728;mol;de;CrO_4^{2-}

1 mol de CrO42- tem 1 mol de Cr, que são 52 gramas, em 0,37 haverá então:

frac{1}{52}=frac{0,3728}{y}

y=52cdot 0,37=19,39

Em 1 mol de CrO42- há 

III. Incorreto. Na equação de redução o crômio VI perde 6 elétrons.
CrO42- + 8H+ 6e→ Cr0 + 4H2O

O cromo do CrO42- possui nox +6 e passa para nox 0 ao ganhar 6 elétrons. Redução é o processo de ganho de elétrons.

IV.  Incorreto. A redução do crômio ocorre no anodo.
A redução é um processo quer ocorre no cátodo. 



Questão 1890

(UEPA - 2012)

“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”

(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.

Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:

Ver questão

Questão 1899

(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.

Ver questão

Questão 1900

(Uepa 2012)

Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.

Ver questão

Questão 3493

(UEPA - 2012)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Dear Readers,

Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?

At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.

Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.

Sincerely yours,

Martha Pickerill Managing

Editor, TIME For Kids

(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)

 

A expressão “cope with” indica a ideia de:

Ver questão