Questão 21675

(Mackenzie 2012)

Texto I

Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos [...]. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam [...].

E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo 1abrasileirou-se.

Aluísio Azevedo, O cortiço

 

Texto II

Atravessa a vida entre ciladas, surpresas repentinas de uma natureza incompreensível, e não perde um minuto de tréguas. É o batalhador perenemente combalido e exausto, perenemente audacioso e forte [...]. Reflete, nestas aparências que se contrabatem, a própria natureza que o rodeia.

Euclides da Cunha, Os sertões

 

Texto III

Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia.

 

Graciliano Ramos, Vidas secas

 

No texto III, a descrição do personagem Fabiano aponta para as seguintes características, EXCETO:

A

a) adaptação do personagem ao meio natural. 

B

b) identificação com o animal. 

C

c) caráter antissocial. 

D

d) comportamento primitivo e espontâneo. 

E

e) revolta devido a sua condição familiar.

Gabarito:

e) revolta devido a sua condição familiar.



Resolução:

No texto III, a descrição do personagem Fabiano aponta para as seguintes características, EXCETO:

Alternativas

a) adaptação do personagem ao meio natural. Comentário: alternativa incorreta. A questão solicita que encontre a alternativa incompatível com a real descrição atribuído ao personagem Fabiano em relação à obra, inclusive o texto III. Fabiano é considerado como um indivíduo que facilmente se adapta ao meio natural que está inserido. Portanto, a alternativa A, está incorreta.

b) identificação com o animal. Comentário: alternativa incorreta. A questão solicita que encontre a alternativa incompatível com a real descrição atribuído ao personagem Fabiano em relação à obra, inclusive o texto III.Fabiano é descrito na narrativa como um indivíduo próximo às características de um animal, um marca estilística apresentada pelo autor, conhecido como Zoomorfização( (ou Animalização) não apenas de Fabiano mas de outros familiares. Portanto, a alternativa B, está incorreta.

c) caráter antissocial. Comentário: alternativa incorreta.A questão solicita que encontre a alternativa incompatível com a real descrição atribuído ao personagem Fabiano em relação à obra,  inclusive o texto III. É presente o caráter antissocial do personagem Fabiano. Portanto, a alternativa C, está incorreta.

d) comportamento primitivo e espontâneo. Comentário: alternativa incorreta.A questão solicita que encontre a alternativa incompatível com a real descrição atribuído ao personagem Fabiano em relação à obra, inclusive o texto III.É presente na obra, a caracterização do personagem Fabiano com condutas primitivas e espontâneas.Portanto, a alternativa D, está incorreta.

e) revolta devido a sua condição familiar. Comentário: alternativa correta.Não há no texto III nenhuma informação explícita que justifica a revolta devido a sua condição familiar.

 



Questão 1839

(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.

 

O leão e a raposa

 

11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C. 

 

Ver questão

Questão 1864

(Mackenzie - 2012)

Assinale a alternativa correta

O leão e a raposa

Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

Ver questão

Questão 1894

(MACKENZIE/Adapatada) 

Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

Ver questão

Questão 1895

(Mackenzie 1997)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

Ver questão