07) (Mackenzie 2003) Assinale a alternativa correta sobre o texto II.
Texto I
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
Camões
Texto II
Amor é fogo? Ou é cadente lágrima?
Pois eu naufrago em mar de labaredas
Que lambem o sangue e a flor da pele acendem
Quando o rubor me vem à tona d'água.
E como arde, ai, como arde, Amor,
Quando a ferida dói porque se sente,
E o mover dos meus olhos sob a casca
Vê muito bem o que devia não ver.
Ilka Brunhilde Laurito
a) A liberdade formal dos quartetos, associada à contenção emotiva, é índice da influência parnasiana.
b) Por seguir os princípios estéticos clássicos, sua expressão é de teor mais universalista que individualista.
c) O caráter reflexivo das interrogativas iniciais impede que a linguagem seja marcada por índices de emotividade.
d) Recupera, do estilo camoniano, a preferência por imagens paradoxais, como, por exemplo, mar de labaredas.
e) Vale-se de recursos estilísticos conquistados pelos modernistas, como, por exemplo, versos decassílabos e expressão coloquial.
Gabarito:
d) Recupera, do estilo camoniano, a preferência por imagens paradoxais, como, por exemplo, mar de labaredas.
a) A liberdade formal dos quartetos, associada à contenção emotiva, é índice da influência parnasiana.
Não há influência parnasiana, o movimento acontece a posteriori da morte de Camões, no século XIX.
b) Por seguir os princípios estéticos clássicos, sua expressão é de teor mais universalista que individualista.
O poema tem caráter individualista, falando sobre impressões pessoais do eu-lírico.
c) O caráter reflexivo das interrogativas iniciais impede que a linguagem seja marcada por índices de emotividade.
O poema não perde a emotividade, os questionamentos só reforçam a subjetividade do eu-lírico.
d) Recupera, do estilo camoniano, a preferência por imagens paradoxais, como, por exemplo, mar de labaredas.
O poema opõe a ideia de fogo e água, por isso "mar de labaredas" configura-se enquanto uma antítese, correto.
e) Vale-se de recursos estilísticos conquistados pelos modernistas, como, por exemplo, versos decassílabos e expressão coloquial.
Não há uma regularidade de versos no poema II.
Dessa maneira, a alternativa correta é a letra [D].
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
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(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
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(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
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