09) (Mackenzie 2003) Assinale a alternativa correta.
Texto I
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
Camões
Texto II
Amor é fogo? Ou é cadente lágrima?
Pois eu naufrago em mar de labaredas
Que lambem o sangue e a flor da pele acendem
Quando o rubor me vem à tona d'água.
E como arde, ai, como arde, Amor,
Quando a ferida dói porque se sente,
E o mover dos meus olhos sob a casca
Vê muito bem o que devia não ver.
Ilka Brunhilde Laurito
a) O texto I, com sua regularidade formal, recupera do texto II o rígido padrão da estética clássica.
b) Os dois textos, ao negarem uma concepção carnal do amor, enaltecem o platonismo amoroso.
c) O texto I e o texto II são convergentes no que se refere à concepção do sentimento amoroso.
d) O texto II contesta o texto I no que se refere ao ponto de vista sobre o amor
e) Os dois textos convergem quanto à forma e à linguagem, mas divergem quanto ao conteúdo
Gabarito:
d) O texto II contesta o texto I no que se refere ao ponto de vista sobre o amor
a) O texto I, com sua regularidade formal, recupera do texto II o rígido padrão da estética clássica.Comentário:alternativa incorreta. Não há uma relação entre os dois textos de complementação de ideias.
b) Os dois textos, ao negarem uma concepção carnal do amor, enaltecem o platonismo amoroso.Comentário:alternativa incorreta. Não há um enaltecimento do platonismo amoroso.
c) O texto I e o texto II são convergentes no que se refere à concepção do sentimento amoroso.Comentário:alternativa incorreta. Há apenas um contestamento dos textos. Não existem um ponto em comum entre eles.
d) O texto II contesta o texto I no que se refere ao ponto de vista sobre o amor.Comentário: alternativa correta.Percebe-se a diferença da abordagem sobre o tema do amor. No primeiro texto, Camões faz afirmações sobre o amor"Amor é fogo que arde sem se ver"; "É ferida que dói e não se sente" e ouros fragmentos, em contraponto, o texto II apresenta reflexões e dúvidas a respeito do amor, por meio do uso do ponto de interrogação" Amor é fogo? Ou é cadente lágrima?" e além de outras afirmações "Pois eu naufrago em mar de labaredas", "Que lambem o sangue e a flor da pele acendem " e outros fragmentos.
e) Os dois textos convergem quanto à forma e à linguagem, mas divergem quanto ao conteúdo.Comentário:alternativa incorreta. Não há um ponto central em comum de discussão sobre o amor entre os dois textos, ou seja, não é defendido um ponto comum entre os textos.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
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(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
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