(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Texto para as questões
“- Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando a missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de D. Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa.
Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se.
Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou D. Plácida. É de crer que D. Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias:
- Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam:
- Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia".
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
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Consideradas no contexto em que ocorrem, constituem um caso de antítese as expressões
"disse-lhe alguma graça" - "pisou-lhe o pé".
"acercaram-se" - "amaram-se".
"os dedos no tacho" - "os olhos na costura".
"logo desesperada" - "amanhã resignada".
"na lama" - "no hospital".
Gabarito:
"logo desesperada" - "amanhã resignada".
"disse-lhe alguma graça" - "pisou-lhe o pé". Comentário: alternativa incorreta porque não são fragmentos que apresentam oposição de ideias.
"acercaram-se" - "amaram-se". Comentário: alternativa incorreta porque ambas as palavras citadas apresentam o sentido de "os dois deram certo"(não é uma antítese).
"os dedos no tacho" - "os olhos na costura". Comentário: alternativa incorreta porque dedos e olhos são os instrumentos necessários para as atividades descritas não caracterizando em oposição de ideias.
"logo desesperada" - "amanhã resignada". Comentário: alternativa correta porque a oposição encontrada nos dois fragmentos encontra-se respectivamente em: o termo" desesperada" ( sentido de aflita e atormentada com a falta de esperança, de perspectiva”) e "resignada" (“conformada com sua situação”). Tal oposição é reforçada com os advérbios logo(tempo presente) e amanhã(tempo futuro).
"na lama" - "no hospital".Comentário: alternativa incorreta porque não há ideia de oposição de ideias entre "lama" e "hospital".
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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