Questão 2345

(FUVEST)

Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica

A

pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.

B

repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.

C

constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.

D

refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.

E

cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antiguidade clássica, representadas por suas ruínas.

Gabarito:

repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.



Resolução:

a) Alternativa incorreta. Os grandes movimentos literários brasileiros deveram sim às literaturas estrangeiras já que os mesmos tinham muitas influências do exterior, e não é possível afirmar que houve consolidação de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época pois mesmo dentro do romantismo as três gerações se destoaram bastante.

b) Alternativa correta​​​​​​​. Os poetas do enunciado podem ser relacionados com as características na mesma ordem em que estão escritos: Gonçalves dias foi um grande poeta indianista, retratava a dignidade do homem natural. Álvares de Azevedo foi da segunda geração do romantismo (geração ultrarromântica) os temas escolhidos pelos escritores desse período geravam em torno de acontecimentos tristes e trágicos, desilusões, amores não correspondidos, mortes, a exacerbação das paixões dentre outros. Castro Alves era conhecido como “poeta dos escravos”, foi um poeta sensível aos graves problemas sociais do seu tempo entre esses as lutas libertárias.

c) Nem todos os poetas românticos defendiam a causa abolicionista. Isso é evidente apenas na terceira geração.

d) Alternativa incorreta​​​​​​​. Castro Alves marca a terceira geração romântica. A qual traz uma poesia com foco político e social, também conhecido como condoreirismo.Sendo assim, não se pode afirmar que os escritores românticos brasileiros, de forma geral, não relevaram a temática social.

e) Alternativa incorreta​​​​​​​. Cada escritor mencionado no enunciado da questão apresentou uma peculiaridade.Gonçalves Dias é um representante da primeira geração romântica. A qual defendia a questão do sentimento de nacionalidade, o patriotismo e o desejo de construir uma arte brasileira, a parti do passado histórico. Álvares de Azevedo é um representante da segunda geração romântica. A qual defendia temáticas voltadas ao pessimismo, o apego aos vícios e o foco nos sentimentos, além da influência do poeta inglês Byron. Por fim, Castro Alves marca a terceira geração romântica. A qual traz uma poesia com foco político e social, também conhecido como condoreirismo.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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