(FUVEST 2013)
Os momentos históricos em que se desenvolvem os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas (quanto a este último, em particular no que se refere à primeira juventude do narrador) são, todos, determinados de modo decisivo por um antecedente histórico comum – menos ou mais imediato, conforme o caso. Trata-se da
invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas.
turbulência social causada pelas revoltas regenciais.
volta de D. Pedro I a Portugal.
proclamação da independência do Brasil.
antecipação da maioridade de D. Pedro II.
Gabarito:
invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas.
Comentário:
Os momentos históricos em que se desenvolvem os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas (quanto a este último, em particular no que se refere à primeira juventude do narrador) são, todos, determinados de modo decisivo por um antecedente histórico comum – menos ou mais imediato, conforme o caso. Trata-se da
a) invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas. Correta. Essa influência é mais marcante na obra "Memórias de um sargento de milícias", em que a trama se desenrola a partir da vinda de Leonardo Petaca no contexto das migrações portuguesas para a colônia com a Corte Portuguesa. No romance de Garret, essa questão entre como fator histórico para as crises e guerras em portugal no século XIX que servem como pano de fundo para o enredo. Já em Brás-Cubas, mais distante dessa questão, o vínculo é indireto pois o contexto já é o do Segundo Reinado (abordam-se, então, os impactos tardios da transferência de uma burocracia aristocrática ao Rio de Janeiro).
b) turbulência social causada pelas revoltas regenciais. Incorreta. Todos os romances são posteriores ao período regencial, mas não trazem os movimentos sediciosos como elemento definitivo para sua construção.
c) volta de D. Pedro I a Portugal. Incorreta. O retorno de D. Pedro I é um fato secundário para a percepção das realidade brasileira e portuguesa que influenciam as narrativas em questão.
d) proclamação da independência do Brasil. Incorreta. Esse elemento histórico não é tão definidor para a estrutração dos romances.
e) antecipação da maioridade de D. Pedro II. Incorreta. O "golpe da maioridade", que encerrou o período regencial, não foi um elemento histórico constitutivo das tramas em questão. Em especial para "Viagens na minha terra", essas questões políticas próprias do Brasil não exercem fortes influências.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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