Questão 2370

(FUVEST - 2011 - 1ª fase)

Considere a seguinte afirmação: Ambas as obras criticam a sociedade, mas apenas a segunda milita pela subversão da hierarquia social nela representada.

Observada a sequência, essa afirmação aplica-se a:

A

A cidade e as serras e Capitães da areia.

B

Vidas secas e Memórias de um sargento de milícias.

C

O cortiço e Iracema.

D

Auto da barca do inferno e A cidade e as serras.

E

Iracema e Memórias de um sargento de milícias.

Gabarito:

A cidade e as serras e Capitães da areia.



Resolução:

Considere a seguinte afirmação: Ambas as obras criticam a sociedade, mas apenas a segunda milita pela subversão da hierarquia social nela representada.
Observada a sequência, essa afirmação aplica-se a:

Alternativas

A. A cidade e as serras e Capitães da areia. Comentário: alternativa correta. Ambas obras trazem a temática social, cntudo, apenas a segunda obra "Capitães de areia" traz a questão social de forma enfática ao tratar da subversão da hierarquia social.No início da obra há uma série de reportagens fictícias que explicam a existência de um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador e é conhecido por Capitães da Areia. Após esta introdução, inicia-se a narrativa que gira em torno das peripécias desse grupo que sobrevive basicamente de furtos.

B. Vidas secas e Memórias de um sargento de milícias.Comentário: alternativa incorreta. A obra "Vidas Secas" é atribuído uma grande crítica social, enquadrado ao cenário de desigualdade social no nordeste brasileiro.Porém, a obra "Memórias de um sargento de milícias" retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.

C. O cortiço e Iracema.Comentário: alternativa incorreta. A obra "O cortiço" é voltado a uma análise socioantropológica do convívio social no meio urbano e o cenário de desigualdades e modelagens aos tipos sociais existentes. A obra "Iracema" é voltado para uma idealização histórica e nacionalista do romantismo e do ideal de um amor entre o colonizador e a indígena.

D. Auto da barca do inferno e A cidade e as serras.Comentário: alternativa incorreta. A obra "Auto da barca do inferno é voltado para a crítica das condutas humanas. Já a obra "A cidade e as serras" não apresenta um aspecto voltado a exclusiva crítica em relação à subversão social.

E. Iracema e Memórias de um sargento de milícias.Comentário: alternativa incorreta.A obra "Iracema" é voltado para uma idealização histórica e nacionalista do romantismo e do ideal de um amor entre o colonizador e a indígena.A obra "Memórias de um sargento de milícias" retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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