(FUVEST - 2015)
Como sabemos, o efeito de um livro sobre nós, mesmo no que se refere à simples informação, depende de muita coisa além do valor que ele possa ter. Depende do momento da vida em que o lemos, do grau do nosso conhecimento, da finalidade que temos pela frente. Para quem pouco leu e pouco sabe, um compêndio de ginásio pode ser a fonte reveladora. Para quem sabe muito, um livro importante não passa de chuva no molhado. Além disso, há as afinidades profundas, que nos fazem afinar com certo autor (e portanto aproveitá-lo ao máximo) e não com outro, independente da valia de ambos.
CANDIDO, Antonio. “Dez livros para entender o Brasil”. Teoria e debate. Ed. 45, 01/07/2000.
Traduz uma ideia presente no texto a seguinte afirmação:
O efeito de um livro sobre o leitor é condicionado pela quantidade de informações que o texto veicula.
A recepção de um livro pode ser influenciada pela situação vivida pelo leitor.
A verdadeira erudição não dispensa a leitura dos bons manuais escolares.
A leitura de um livro a qual tem finalidades meramente práticas prejudica a assimilação do conhecimento
O reconhecimento do valor de um livro depende, primordialmente, dos sentimentos pessoais do leitor.
Gabarito:
A recepção de um livro pode ser influenciada pela situação vivida pelo leitor.
a) Alternativa incorreta. Para Cândido, "mesmo no que se refere à simples informação", o valor de um livro não depende simplesmente da quantidade de informação, e sim da relação que essa informação é capaz de estabelecer com seu receptor.
b) Alternativa correta. A afirmação presente na alternativa B - “A recepção de um livro pode ser influenciada pela situação vivida pelo leitor” traduz uma ideia presente no texto: “o efeito de um livro sobre nós [...] depende de muita coisa além do valor que ele possa ter. Depende do momento da vida em que o lemos, do grau do nosso conhecimento, da finalidade que temos pela frente.”
c) Alternativa incorreta. No trecho "Para quem pouco leu e pouco sabe, um compêndio de ginásio pode ser a fonte reveladora", Cândido revela o posicionamento de que esse tipo de manual não basta para quem carrega e busca maior erudição.
d) Alternativa incorreta. O autor não defende esse posicionamento. É possível na frase "mesmo no que se refere à simples informação" perceber que ele não enxerga problemas em leituras práticas/ informativas.
e) Alternativa incorreta. Essa ideia não está explícita no texto. Mesmo que haja uma defesa de uma relação mais íntima entre o livro e seu leitor, termos como "livro importante" e "valor que ele possa ter" revelam que há fatores maiores que a percepção de uma obra para seu reconhecimento.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão