Questão 2689

(MACKENZIE - 2015)

          “O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em 1escarpas inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. 2Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o consideravelmente para o interior.
          De sorte que quem o contorna, seguindo para o norte, observa notáveis mudanças de relevos: a princípio o traço contínuo e dominante das montanhas, precintando-o, com destaque saliente, sobre a linha projetante das praias, depois, no segmento de orla marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, um aparelho litoral revolto, feito da envergadura desarticulada das serras, riçado de cumeadas e corroído de angras, e escancelando-se em baías, e repartindo-se em ilhas, e desagregando-se em recifes desnudos, à maneira de escombros do conflito secular que ali se trava entre os mares e a terra; em seguida, transposto o 15º paralelo, a atenuação de todos os acidentes — serranias que se arredondam e suavizam as linhas dos taludes, fracionadas em morros de encostas indistintas no horizonte que se amplia; até que em plena faixa costeira da Bahia, o olhar, livre dos anteparos de serras que até lá o repulsam e abreviam, se dilata em cheio para o ocidente, mergulhando no âmago da terra amplíssima lentamente emergindo num ondear longínquo de chapadas...
Este facies geográfico resume a morfogenia do grande maciço continental.”

Euclides da Cunha, Os Sertões.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o contexto histórico e literário da prosa pré-modernista a que pertence o fragmento de Os Sertões.

A

Os prosadores pré-modernistas produziram uma literatura problematizadora da realidade brasileira de sua época.

B

Entre os temas pré-modernistas, está o subdesenvolvimento do sertão nordestino.

C

A investigação social presente na prosa pré-modernista colabora para o aprofundamento do sentimento ufanista nacional.

D

A prosa da época é marcada por obras de análise e interpretação social significativas para a literatura brasileira.

E

O pré-modernismo antecipou formal ou tematicamente práticas e ideias que foram desenvolvidas pelos modernistas.

Gabarito:

A investigação social presente na prosa pré-modernista colabora para o aprofundamento do sentimento ufanista nacional.



Resolução:

a) Alternativa correta. O projeto literário dos pré-modernistas era vinculado ao desejo de mostrar o Brasil real (oposto do ideal), além da crítica à realidade social e econômica do país.

b) Alternativa correta​​​​​​​. Um dos temas bem evidenciados pela corrente pré-modernista é o cenário precário do nordeste brasileiro, diante de uma das obras de grande respaldo dessa corrente literária, "Os sertões", de Euclides da Cunha.

c) Alternativa incorreta​​​​​​​. A crítica social não viabiliza o sentimento nacionalista.

d) Alternativa correta​​​​​​​. A prosa pré-modernista é marcada pelo desejo de revelar o "verdadeiro" Brasil para os brasileiros, a partir das críticas sociais.

e) Alternativa correta​​​​​​​. A afirmativa está coerente às temáticas propostas pelo projeto literário pré-modernista (desejo de revelar o "verdadeiro" Brasil para os brasileiros; crítica à realidade social e econômica e linguagem mais próxima do texto jornalístico)



Questão 1839

(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.

 

O leão e a raposa

 

11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C. 

 

Ver questão

Questão 1864

(Mackenzie - 2012)

Assinale a alternativa correta

O leão e a raposa

Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

Ver questão

Questão 1894

(MACKENZIE/Adapatada) 

Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

Ver questão

Questão 1895

(Mackenzie 1997)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

Ver questão