(Mackenzie 2015)
“O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em 1escarpas inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. 2Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o consideravelmente para o interior.
De sorte que quem o contorna, seguindo para o norte, observa notáveis mudanças de relevos: a princípio o traço contínuo e dominante das montanhas, precintando-o, com destaque saliente, sobre a linha projetante das praias, depois, no segmento de orla marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, um aparelho litoral revolto, feito da envergadura desarticulada das serras, riçado de cumeadas e corroído de angras, e escancelando-se em baías, e repartindo-se em ilhas, e desagregando-se em recifes desnudos, à maneira de escombros do conflito secular que ali se trava entre os mares e a terra; em seguida, transposto o 15º paralelo, a atenuação de todos os acidentes — serranias que se arredondam e suavizam as linhas dos taludes, fracionadas em morros de encostas indistintas no horizonte que se amplia; até que em plena faixa costeira da Bahia, o olhar, livre dos anteparos de serras que até lá o repulsam e abreviam, se dilata em cheio para o ocidente, mergulhando no âmago da terra amplíssima lentamente emergindo num ondear longínquo de chapadas...
Este facies geográfico resume a morfogenia do grande maciço continental.”
Euclides da Cunha, Os Sertões.
A partir do fragmento de Os Sertões, pode-se afirmar que todas as afirmações estão corretas, EXCETO:
o autor compõe seu texto com traços tanto de uma prosa científica quanto de uma prosa literária.
a constante utilização de termos científicos, como cumeadas, taludes e morfogenia, compromete o valor literário da obra.
destacam-se contrastes geográficos do Brasil, como evidenciado no fragmento: Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude (ref. 2)
há uma detalhada descrição da região embasada pelo conhecimento das Ciências Naturais.
a opção pela utilização de mais de um adjetivo para caracterizar o substantivo, como em escarpas inteiriças, altas e abruptas (ref. 1), está vinculada à ideia da objetividade científica.
Gabarito:
a constante utilização de termos científicos, como cumeadas, taludes e morfogenia, compromete o valor literário da obra.
a) o autor compõe seu texto com traços tanto de uma prosa científica quanto de uma prosa literária.
Correto, ao mesmo tempo em que aponta cientificamente a paisagem natural dos Sertões, descreve de maneira literária o que observa.
b) a constante utilização de termos científicos, como cumeadas, taludes e morfogenia, compromete o valor literário da obra.
O uso dos termos científicos não compromete o valor literário. O trunfo de Os Sertões está em, justamente, ser cientificista e ao mesmo tempo literário.
c) destacam-se contrastes geográficos do Brasil, como evidenciado no fragmento: Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude (ref. 2)
Euclides descreve as paisagens naturais que encontra no seu percurso até o Arraial de Canudos,dessa maneira, evidencia os contrastes encontrados em cada região.
d) há uma detalhada descrição da região embasada pelo conhecimento das Ciências Naturais.
Correto, são usados termos científicos para apontar o que observado na região, frutos de conhecimento das Ciências Naturais.
e) a opção pela utilização de mais de um adjetivo para caracterizar o substantivo, como em escarpas inteiriças, altas e abruptas (ref. 1), está vinculada à ideia da objetividade científica.
Os Sertões é uma obra com viés cientificista, por isso, ao descrever o que é observado, busca ser claro e passar de maneira objetiva as informações.
Dessa maneira, a alternativa a ser assinalada é a letra [B].
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
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(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
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(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
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(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
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