(Mackenzie 2015)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Textos para a(s) questão(ões)
Soneto VI
Brandas ribeiras, quanto estou contente
De ver-vos outra vez, se isto é verdade!
Quanto me alegra ouvir a suavidade,
Com que Fílis entoa a voz cadente!
Os rebanhos, o gado, o campo, a gente,
Tudo me está causando novidade:
Oh! como é certo que a cruel saudade
Faz tudo, do que foi, mui diferente!
Recebi (eu vos peço) um desgraçado,
Que andou até agora por incerto giro,
Correndo sempre atrás do seu cuidado:
Este pranto, estes ais com que respiro,
Podendo comover o vosso agrado,
Façam digno de vós o meu suspiro.
Cláudio Manoel da Costa
Soneto
Estes os olhos são da minha amada,
Que belos, que gentis e que formosos!
Não são para os mortais tão preciosos
Os doces frutos da estação dourada.
Por eles a alegria derramada
Tornam-se os campos de prazer gostosos.
Em zéfiros suaves e mimosos
Toda esta região se vê banhada.
Vinde olhos belos, vinde, e enfim trazendo
Do rosto do meu bem as prendas belas,
Dai alívio ao mal que estou gemendo.
Mas ah! delírio meu que me atropelas!
Os olhos que eu cuidei que estava vendo,
Eram (quem crera tal!) duas estrelas.
Cláudio Manoel da Costa
É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO:
a valorização do locus amoenus.
a poesia bucólica.
a utilização de pseudônimos pastoris.
a busca da aurea mediocritas.
a repulsa à tradição clássica da poesia.
Gabarito:
a repulsa à tradição clássica da poesia.
É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO:
a) a valorização do locus amoenus.Comentário: alternativa incorreta. A afirmativa A não corresponde com o que foi solicitado no enunciado da questão "É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO:". A valorização do locus amoenus está relacionado com o trabalho literário de Cláudio Manuel da Costa.
b) a poesia bucólica.Comentário: alternativa incorreta. A afirmativa B não corresponde com o que foi solicitado no enunciado da questão "É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO:". A poesia bucólica está relacionada com o trabalho literário de Cláudio Manuel da Costa.
c) a utilização de pseudônimos pastoris. Comentário: alternativa incorreta. A afirmativa C não corresponde com o que foi solicitado no enunciado da questão "É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO:". A utilização de pseudônimos pastoris está relacionado com o trabalho literário de Cláudio Manuel da Costa.
d) a busca da aurea mediocritas. Comentário: alternativa incorreta. A afirmativa D não corresponde com o que foi solicitado no enunciado da questão "É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO:". A busca da aurea mediocritas está relacionado com o trabalho literário de Cláudio Manuel da Costa.
e) a repulsa à tradição clássica da poesia. Comentário: alternativa correta. A afirmativa A corresponde com o que foi solicitado no enunciado da questão "É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO:". A repulsa à tradição clássica da poesia não está relacionado com o trabalho literário de Cláudio Manuel da Costa.Tal autor enquadra-se no Arcadismo brasileiro, período que se caracteriza pela retomada dos valores clássicos.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão